Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Academia Alagoana de Letras celebra 130 anos de Jorge de Lima

Evento será aberto ao público e terá palestra de Claufe Rodrigues

Enaltecendo a memória e a vida do alagoano multifacetado Jorge de Lima, a Academia Alagoana de Letras (AAL) abre as portas de sua sede, na quarta-feira (19), às 9h30, para celebrar os 130 anos do poeta, com a palestra “Quem tem medo de Jorge de Lima?”, ministrada pelo jornalista, poeta e romancista Claufe Rodrigues, com participação do ator Chico de Assis, que recitará versos do homenageado.

2023 é um ano muito importante para a AAL, considerado como o “Ano Jorge de Lima”. A instituição vem realizando diversos eventos que celebram o patrono, recebendo palestras, eventos, concursos e lançamentos literários.

Leia também

“Jorge de Lima foi um homem multifacetado, médico, escritor, poeta, político, trabalhou com foto colagens, além de ser também fundador da Academia Alagoana de Letras. Era um cidadão fantástico e nossa intenção é celebrar esse alagoano ilustre”, afirma Alberto Rostand Lanverly, presidente da instituição.

Lanverly ressalta que as homenagens para o patrono não pararão por aqui. No decorrer do ano, diversos eventos que celebram a vida e a obra de Jorge de Lima serão realizados. “Em maio, por exemplo, será lançado um livro da AAL que envolve Jorge de Lima. Muita coisa boa está sendo preparada, Jorge de Lima foi um artista multifacetado e iremos abordar todas essas versões. Estamos muito felizes”, pontua.

Sendo um dos maiores pesquisadores e divulgadores das obras de Jorge de Lima, para tornar o momento mais especial, Claufe Rodrigues levará para o público a faceta de romancista do artista, que nem sempre obteve tanto reconhecimento.

“Vou falar muito sobre o romance Calunga, uma obra maravilhosa que antecipa a experiência de linguagem do Guimarães Rosa em 20 anos e nunca foi reconhecida pela crítica, por isso a palestra se chama ‘Quem tem medo de Jorge de Lima?’. É preciso falar sobre o Jorge de Lima romancista”, adianta Claufe.

Para ele, o poeta alagoano é o mais representativo da cultura brasileira e um farol da cultura alagoana para o mundo. Além da palestra, Claufe também está em Alagoas para buscar recursos para conseguir levar o livro “Calunga” para as telas de cinema através de um longa metragem.

“Com 130 anos dele e 70 anos de morte, ele mostra que continua mais vivo do que nunca. Hoje, quando você lê um livro como ‘Calunga’, você percebe que mesmo a obra se passando há 100 anos é possível enxergar que ainda está super atual”.

HOMENAGEM NA ASSEMBLEIA

Com a grandiosidade de Jorge de Lima e o 23 de abril, data de nascimento dele, se aproximando, a semana já começou com homenagens ao artista alagoano. A Assembleia Legislativa de Alagoas abriu as portas para receber representantes de diversas vertentes culturais do Estado para homenagear o poeta Jorge de Lima em uma sessão especial proposta pelo deputado Doutor Wanderley (MDB).

O momento contou com a presença de diversas personalidades alagoanas e foi possível conhecer um pouco mais sobre o alagoano. Além disso, o secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, anunciou o lançamento de mais uma homenagem a Jorge de Lima.

Através da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, uma nova edição da vida e da obra de Jorge Lima, de autoria do escritor Carlos Povina Cavalcanti, será lançada ainda este mês e também na Bienal do Livro de Alagoas. Com o autor tendo convivido com Jorge de Lima desde a infância, sendo inclusive cunhado do artista, a obra é uma biografia carinhosa.

De acordo com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o livro mostra, com muita propriedade, a evolução artística, a mudança temática da poesia de Jorge de Lima e pontua vários aspectos da vida do artista, com citações de poesias dele.

Após a sessão pública realizada ontem pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Dr. Wanderley afirma que será encaminhada ao governador Paulo Dantas a proposta de incluir na grade curricular das escolas estaduais o estudo da obra do ilustre poeta e romancista alagoano. A proposta foi inicialmente apresentada por Claufe Rodrigues (RJ) e, em seguida, encaminhada pelo deputado que propôs a sessão.

O entendimento expressado foi de que a obra deixada por Jorge de Lima “contribui enormemente para melhorar as pessoas como ser humano” e seu ensino nas escolas “servirá para torna-la mais conhecida, acrescentando-se ainda às contribuições deixadas também por outros ilustres alagoanos, como Graciliano Ramos, Arthur Ramos, Nise da Silveira etc.”, disse o parlamentar.

Participaram do evento os presidentes da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly, Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Soares Melo, Jayme de Altavila, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGA), Joaldo Cavalcante (secretário de Estado de Comunicação), Josealdo Tonholo (reitor da Ufal), Odilon de Moraes (reitor da Uneal), Henrique Costa (reitor da Uncisal), além de representantes de várias outras entidades e instituições, artistas, jornalistas, intelectuais e estudantes.

*Sob supervisão da editoria de Cultura

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas