Quem é Aboubakar, que marcou golaço por Camarões e ajudou no empate

Jogador de 30 anos atua na Arábia Saudita, jogou por Porto e Besiktas e chegou ao 34ª gol por Camarões; atuação contra a Sérvia rendeu prêmio de craque do jogo

Vincent Aboubakar veste a camisa 10 de Camarões, foi o artilheiro da seleção no período pré-Copa com 13 gols, mas começou os jogos contra Suíça e Sérvia no banco de reservas. Nesta segunda-feira, porém, foi a grande estrela do empate por 3 a 3 com os sérvios. Ele foi eleito o craque do jogo.

Aos 30 anos, o jogador do Al-Nassr, da Arábia Saudita, entrou no jogo aos nove minutos do segundo tempo, quando a Sérvia vencia por 3 a 1, e resolveu o jogo em 11 minutos.

– Vi o jogo do Marrocos (vitória por 2 a 0 contra a Bélgica), eles colocaram muita intensidade, então passei o recado aos meus companheiros: temos que colocar o desejo, a vontade (...) Nosso time cometeu alguns erros no primeiro tempo, mas não desistimos. Tivemos um bom jogo e agora temos uma final contra o Brasil. Estamos motivados – disse ele após a partida.

Neste ano, em entrevista ao site 90football.fr, Aboubakar disse que se achava tão bom quanto o egípcio Mohamer Salah.

– Salah não é um jogador que me impressione. O que ele faz, eu posso fazer. Não tenho apenas a oportunidade de jogar nesses grandes clubes. Esse é o meu ponto de vista – disse, na ocasião.

Os gols

Segunda dados da Opta, especializada em estatísticas, Aboubakar se tornou o primeiro jogador africano desde 1966 a marcar um gol e dar uma assistência na mesma partida. E também o primeiro africano, em todos os tempos, a fazer isso vindo do banco.

Primeiro, fez uma pintura. Lançado ao ataque, deixou Maskimovic no chão e bateu por cima do goleiro Vanja. O gol foi inicialmente anulado, mas posteriormente confirmado pelo VAR. Dois minutos depois, ele recebeu outra bola da zaga e tocou para Choupo-Moting marcar.

Aboubakar, de Camarões, faz golaço contra a Sérvia - Foto: Divulgação

É a segunda Copa de Aboubakar, que veio ao Brasil em 2014. Três anos depois, fez o gol do título de Camarões no Campeonato Africano das Nações, em 2017, contra o Egito. Neste ano, foi o artilheiro da edição com seis gols, na campanha em que Camarões caiu na semifinal do torneio continental.

Na Europa, atuou pelo Porto e pelo Besiktas. Em Portugal, ganhou quatro títulos em cinco temporadas, dois deles da Primeira Liga, em 2017/18 e 2019/20. Foram 58 gols em 123 partidas. Na Turquia, fez 19 gols em 38 partidas na temporada 2016/17. Pela seleção, são 34 gols marcados em 90 jogos.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p