Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COPA DO MUNDO 2022

Costa Rica vence Japão e embola grupo E da Copa do Mundo

Resultado mantém a Alemanha viva na competição

Com um futebol pobre tecnicamente, a Costa Rica derrotou o Japão, por 1 a 0, neste domingo, em Al Rayyan, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo do Catar. Espanha e Alemanha, às 16 horas (de Brasília) completam os duelos do dia na chave.

Com o resultado, Costa Rica e Japão somam três pontos e se igualam à Espanha. Já os alemães estão com zero, mas só dependem de suas forças para conseguir a vaga na segunda fase.

Leia também

Com o apoio de uma barulhenta torcida, o Japão entrou em campo com moral por ter vencido a Alemanha na primeira rodada, enquanto Costa Rica estava abatida pela sofrida goleada, por 7 a 0, sofrida frente à Espanha.

Mas aos poucos os costa-riquenhos conseguiram ajustar a marcação e equilibrar a partida, que registrou seis faltas nos primeiros seis minutos de jogo.

No esquema 4-5-1, a Costa Rica se posicionou na espera dos contra-ataques, deixando a bola mais de 60% do tempo para o Japão, que buscou desde o início as jogadas pelas pontas. Em muitos momentos da partida, apenas o goleiro Gonda não estava posicionado no campo da Costa Rica.

Desta forma, a partida se resumiu à tentativa do Japão, com Ueda, Kamada e Soma, de furar o bloqueio da Costa Rica, liderado pelo grandalhão zagueiro Waston, de 1,96 metro.

Apesar da disputa intensa bela bola e da movimentação dos jogadores em campo, Gonda e Kaylor Navas eram espectadores privilegiados da partida.

Os últimos 15 minutos foram, com certeza, alguns dos piores desta Copa. Aos 41 e 43 minutos, para agitar um pouco, Contreras e Yamane levaram o cartão amarelo e ‘acordaram’ o público presente ao estádio.

O início do segundo tempo começou com o mesmo panorama. A única diferença foi a entrada de Hiroki Ito e Asano na equipe japonesa. Nagatomo saiu, após se tornar o jogador japonês com mais jogos (12) em Mundiais.

Se o Japão mostrou que a virada diante da Alemanha foi um acaso, a Costa Rica provou que se tivesse tido humildade e se fechado diante da Espanha a derrota poderia ter sido menos humilhante. Mas em uma coisa as duas seleções se igualam: são muito fracas tecnicamente.

Em duas faltas na entrada da área, o Japão teve a oportunidade de marcar, mas uma das finalizações acertou a barreira e a outra foi por cima do travessão.

No 15 minutos finais, o Japão, mesmo desorganizado, tentou pressionar a Costa Rica, que não teve talento para aproveitar o contra-ataques, conseguiu seu gol em uma falha na saída de bola da zaga asiática. Fuller, aos 36 minutos, acertou belo chute, que ainda resvalou na zaga japonesa para superar o goleiro Gonda. Detalhe: foi o primeiro chute no gol da Costa Rica na Copa.

O desespero tomou conta do Japão, que tentou o empate e quase conseguiu aos 42 minutos, mas Keylor Navas fez boa defesa para garantir a primeira vitória de uma seleção da Concacaf neste Mundial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas