Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Uncisal 2020: vestibulanda denuncia fraude no sistema de cotas

Segundo ela, não há confirmação para quem alega ter estudado em escola pública; unidade de ensino nega acusações

Uma vestibulanda que participou do processo seletivo 2020 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) denuncia uma suposta fraude no sistema de cotas da instituição. Segundo ela, que, por motivos de segurança, pediu para não ser identificada, muitos alunos são aprovados por não haver uma confirmação, perante a universidade, de quem alega que estudou em escola pública.

De acordo com a denúncia feita àGazetaweb, a fraude aconteceria quando alunos afirmam ter estudado em escolas públicas e, para comprovar, utilizam apenas o certificado do ensino médio, anteriormente adquirido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, agora, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). "Com isso, só precisam fazer uma declaração dizendo que nunca estudaram em escolas particulares", reclama.

Leia também

A denunciante conta que é a segunda vez que isso acontece com ela. "Eu disponho de conhecimentos de pessoas que fizeram isso nesse vestibular da Uncisal de 2020 e ocuparam, injustamente, as vagas dos que realmente precisam, sendo eu uma das prejudicadas por todo esse descontentamento pela segunda vez seguida", diz.

Para ela, "é inadmissível a negligência de não existir um sistema, em parceria com o MEC [Ministério da Educação], que dê acesso à lista dos alunos que já estudaram, em qualquer momento, nas redes públicas ou particulares de nossos estados. Com isso, pessoas de mal caráter se utilizam das negativas das fiscalizações, para, de forma injusta, ocupar as vagas dos que realmente sofreram com o ensino público e de má qualidade".

Sobre a denúncia de falhas na comprovação, a assessoria de comunicação da Uncisal afirma que já houve casos em que pessoas deixaram de entrar na instituição por não terem conseguido comprovar que teriam estudado em escola pública.

"Para a matrícula, eles precisam provar que estudaram em escola pública. Portanto, só será matriculado quem realmente comprovar. Teve gente que foi aprovado no sistema de cota e, como não comprovou, não foi efetuada a matrícula. Isso abre para a 2ª chamada", esclarece.

Confira a nota da Uncisal:

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), através da Coordenação de Controladoria Acadêmica, esclarece que não recebeu nenhuma denúncia sobre fraudes no processo de matrícula do vestibular 2020. O candidato que opta pelo sistema de cotas, ao ser aprovado e no momento de efetuar a matrícula, assina declaração que não fez Ensino Médio em nenhuma instituição privada e entrega toda a documentação exigida no edital. Essa medida já foi adotada para que o candidato assuma a consequência, caso alguma denúncia de fraude seja comprovada. Caso isto aconteça, o candidato é automaticamente retirado do sistema de matrícula da Uncisal. A Coordenação da Controladoria Acadêmica esclarece, ainda, que só são matriculados os aprovados que estão dentro dos requisitos do edital.

A Coordenação da Controladoria Acadêmica da Uncisal explicou que as denúncias referentes ao vestibular devem ser formalizadas na Ouvidoria da instituição, localizada no prédio-sede da Uncisal (3º andar).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas