Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Dívidas com o Fies podem ser renegociadas a partir desta quinta-feira com descontos de até 99%

Renegociação pode ser feita por alunos adimplentes e inadimplentes para pagamentos à vista

Começa nesta quinta-feira (1º) o novo prazo para universitários que contrataram empréstimos pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) solicitarem a renegociação de suas dívidas.

Os estudantes que renegociarem as dívidas precisam fazer o pagamento à vista para que o desconto seja aplicado.

Leia também

A contratação da renegociação pode ser feita até 31 de dezembro de 2022, de forma remota, diretamente com os agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil).

Os alunos que estão com o pagamento das parcelas em dia têm direito a um desconto de 12% da dívida.

Já os alunos que estavam em fase de quitação em 30 de dezembro de 2021, mas que atrasaram o pagamento das parcelas em mais de 90 dias podem conseguir um desconto de até 99% do valor total. O desconto obtido vai variar de acordo com o perfil do candidato (entenda mais abaixo).

Também podem solicitar o desconto estudantes com atrasos de mais de um ano que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico.

Para saber se tem direto ao benefício, o estudante pode fazer simulações da renegociação na plataforma oferecida com o banco com o qual possui o contrato do Fies.

Confira detalhes para cada categoria beneficiada pela renegociação:

Estudantes sem atraso

  • Desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.

Estudantes com atraso de 90 dias

  • Desconto de totalidade dos encargos (como juros e taxas) e de 12% do valor principal, para pagamento à vista;
  • Abatimento de todas os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes (cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200).

Estudantes com atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 92% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Aplicativo Fies Caixa

A Caixa lançou na terça-feira (30), em evento em Campinas (SP), o aplicativo Fies Caixa, que além de consultas aos dados do contrato e geração de boletos, permitirá aos usuários a renegociação de parcelas em atraso, com desconto de até 99% (veja abaixo os critérios). O download do app estará disponível a partir desta quinta-feira (1º).

De acordo com o banco, 1,85 milhão de clientes devem ser beneficiados com o novo canal de atendimento, sendo que 1,2 milhão deles poderão renegociar seus contratos com a Caixa pelo app - os acordos também poderão ser firmados pela internet, no site do Fies.

"Pelo aplicativo será possível verificar se seu contrato está apto para renegociação, simular as opções de renegociação disponíveis para o contrato e aderir às condições mais adequadas ao seu perfil”, explicou a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé.

Como solicitar a renegociação

Renegociação na Caixa

  • O estudante que tem contrato com a Caixa pode consultar se tem direito à renegociação e até fazer uma simulação no site sifesweb.caixa.gov.br ou no app Fies Caixa.
  • De 1º de setembro a 31 de dezembro, ele pode gerar o boleto de forma digital.
  • Caso seja necessária a atualização cadastral, os documentos também deverão ser enviados pela plataforma.
  • O pagamento do boleto gerado efetiva a adesão à renegociação.
  • Para mais informações, os estudantes podem acessar o site www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

Renegociação no Banco do Brasil

  • A renegociação pelo Banco do Brasil poderá será feita digitalmente, pelo aplicativo da instituição financeira, mas há a opção de ser realizada também em qualquer agência do BB.
  • Para aderir à renegociação, o estudante deve acessar a opção "Soluções de Dívidas, Renegociação Fies". Por meio disso, poderá verificar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida e os descontos concedidos.
  • Na plataforma, ele pode contratar a renegociação e gerar o boleto, seja da parcela de entrada ou do pagamento integral da dívida.
  • Para mais informações, os estudantes podem acessar o App BB ou o portal www.bb.com.br, além do WhatsApp (61) 4004-0001 e a Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas