Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Após Justiça suspender concurso, Governo de Alagoas vai republicar edital para Polícia Penal

Inicialmente, certame não estava oferecendo vagas para deficientes, o que é garantido por lei; provas agora devem acontecer em novembro

Após ser suspenso pela Justiça por não ofertar vagas para pessoas com deficiência, o edital para o concurso da Polícia Penal será refeito e republicado pelo Governo do Estado este mês, para que o certame possa acontecer em novembro deste ano. Pressionado, o governo passará a contar com uma reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD).

O certame para a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) oferta 300 vagas para o cargo de policial penal, antigo agente penitenciário. O salário inicial previsto para os aprovados é de R$ 3.800,00 e as vagas são destinadas a quem possui nível superior completo.

Leia também

Inicialmente, as provas para o concurso da Polícia Penal aconteceriam no dia 22 de agosto. Diante da ausência de oferta de vagas para pessoas com deficiência, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação, que foi acatada pela Justiça, e o concurso foi suspenso. O pedido foi para que o edital fosse retificado, dando a devida previsão de 20% dos cargos para serem preenchidos por pessoas com deficiência.

Na ação civil pública, os promotores de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, Jamyl Gonçalves Barbosa e Norma Suely Tenório, titulares das 18ª, 20ª e 22ª Promotorias de Justiça da capital, explicaram que, antes da propositura da Ação Civil Pública (ACP), o Ministério Público chegou a expedir uma recomendação à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, orientando que o concurso contemplasse, como exige a lei, um percentual de vagas para as pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado, Fabrício Marques Santos, a iniciativa para mudar o edital se deu após a Comissão Técnica do certame acatar a decisão judicial que suspendeu o concurso e orientou pela alteração do edital. “Desde o início da semana temos nos reunido com a Comissão e entendemos que a decisão judicial vai trazer aperfeiçoamentos no concurso. Iremos, num prazo máximo de duas semanas, republicar o edital com as novas regras e esperamos realizar as provas já na segunda quinzena de novembro”, afirmou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas