Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Pele: Cuide da sua em casa como uma profissional!

Aprenda rituais ultraeficientes para ficar com aquele glow de quem acabou de sair do esteticista...

Excesso de protetor solar, maquiagem, transpiração, poeira... No dia-a-dia, nossa pele é constantemente intoxicada. E nem sempre temos grana sobrando para ir ao esteticista dar aquele up na cútis. A notícia boa é que dá para ficar linda apenas com cuidados em casa! Se seguirmos direitinho os rituais, o resultado substitui mesmo aquela ida ao esteticista.

Quem ensina os cuidados é a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Valéria Marcondes. E antes de mais nada, ela avisa: "Mesmo que faça corretamente todo o processo, é importante que você escolha produtos adequados ao seu tipo e qualidade da sua pele, segundo seu grau de oleosidade, o lugar que você mora, sua cor de pele". Para isso, vale dar aquela passada antes num dermatologista e descobriu quais são os itens mais indicados para você, ok?

Leia também

Um básico que vale muito!

Uma rotina diária de cuidados faciais é mais que necessária. Há três passos específicos: limpar, tonificar e tratar ? inclusive a área dos olhos, conforme informa Valéria.

Limpar:a limpeza é o primeiro passo para que a pele receba outros cuidados. Ela remove a sujeira, o suor, a oleosidade, a maquiagem, a poluição. Quando está mais limpa, a pele absorve muito melhor todos os outros ingredientes que usamos nos passos complementares. O recomendado é usar um sabonete de limpeza próprio para o rosto, ou, se a pele for muita seca, uma loção de limpeza.

Tonificação:o tônico serve para remover o traço de sabonete da limpeza. O sabão tem o pH básico, e nós vamos aplicar cremes com pH mais ácido. Assim, essa tonificação normaliza e estabelece o pH natural da pele.

Hidratação e proteção:Nesse momento, os cuidados dividem-se em manhã e noite. De manhã, usamos produtos que protejam a pele do sol e que também a tratem, hidratando e recompondo os nutrientes. "Hoje, a maioria dos cremes já vem com multifunções, ou seja, hidratam, antienvelhecimento, proteção solar e base. São cremes que suprem todas as necessidades pela manhã, otimizando a rotina de beleza", comenta Valéria.  Quando chega a noite, a preferência é para ácidos, clareadores e hidratações mais pesadas.

Bom dia de Cinderela!

Se você ainda não separou uns minutos da sua manhã para cuidar da pele, está na hora de começar!

Passo 1:Lave o rosto com um sabonete de limpeza própria, removendo a oleosidade e já preparando para receber outros cremes de tratamento.

Passo 2: Tonifique a pele para restaurar o pH.

Passo 3: Aplique sérum, ou soros, ou os concentrados (como a vitamina C), que vão ajudar na correção de manchas, na hidratação, na secura da pele e até nas rugas.

Passo 4:É a vez do protetor solar, com FPS acima de 30. Em casos de exposição intensa ao sol, lembre-se de reaplicá-lo a cada duas horas.

Boa noite de "espelho, espelho meu"

Suas noites também devem ter um ritual "I love my skin". Além do básico, é a hora de investir em tratamentos que, se feitos durante o dia, podem causar manchas, como ácidos e clareadores. "Podem ser usados são retinóico, glicólico, que vão remover as células mortas e renovar a pele, além de cremes com ação clareadora, principalmente para quem tem melasma", explica Valéria.

Também é o momento ideal para aquelas hidratações mais profundas. Para regular a pele, alguns cremes podem conter anti-radicais livres, antioxidantes, vitamina C, peptídeos de colágenos. "Quem tem a pele normal pode usar um creme mais oleoso ou umectante para nutrir e promover regeneração", aconselha.

Passo 1:Seguindo a mesma sequência do dia, limpe a pele, utilizando também um removedor de maquiagem (demaquilante ou água micelar), principalmente na área dos olhos, que geralmente está mais carregada com lápis e máscara para cílios.

Passo 2: Limpe o rosto todo com um sabonete ou loção de limpeza.

Passo 3:É hora de tonificar e equilibrar o ph.

Passo 4: Por fim, estão os cuidados especiais de hidratação e tratamento com a pele.

Um cuidado especial com os ácidos

Para que essa pele não fique muito sensível e se torne avermelhada e descamativa, você não deve lavar e imediatamente passar o produto. Aguarde de 15 a 20 minutos, para que retorne um pouquinho da oleosidade natural da pele, que vai protegê-la. Caso contrário, o produto pode penetrar muito na pele e machucá-la.

Detox tem que ter...

...esfoliação! O único cuidado é não exagerar. Se remover demais a oleosidade, a pele entende que não fez o seu serviço suficiente e tem um efeito rebote. Quem tem pele muito oleosa, deve fazer essa limpeza ou esfoliação somente uma vez por semana.

Vale também investir em banho a vapor, pois o calor promove o suor intenso. Isso ajuda a eliminar impurezas através da pele, além de remover cravos. Outro ponto positivo: minimiza as linhas finas! Para fazer, basta ferver um pouco de água, colocar em uma vasilha e expor o rosto ao vapor que sair dali por cerca de 5 minutos. Se quiser, pode adicionar alecrim, manjericão e hortelã.

Acnes e dermatites

Uma dica para quem tem problemas de pele, como acne, alergia, dermatite seborreica, é fazer o tratamento específico à noite e somente depois de a pele estar bem lavada e tonificada. "Os produtos devem ser deixados na pele para serem absorvidos por alguns minutos e aplicados antes de quaisquer produtos de tratamento para uso diurno ou noturno", diz Valéria.

Atenção com os olhos

A região dos olhos é fina e delicada, portanto, cuidado! Para começar, os produtos devem ser próprios para essa região. "Tanto no tratamento diurno, quanto no noturno, os olhos devem ser cuidados antes mesmo dos cremes de tratamento medicamentosos ou ácidos". Segundo a dermato, só assim eles irão proteger essa região mais sensível. "Os movimentos de aplicação devem ser circulares, em torno das pálpebras inferior e superior", diz.

Receita natural

Para acalmar a pele, uma dica bacana é fazer um chá de camomila bem concentrado e deixar na geladeira. Quando ele estiver gelado, com algodão ou gaze, você pode fazer compressas no rosto após o processo de limpeza e tonificação da pele. "Essas compressas vão diminuir as orelhas, o inchaço, a irritação. Isso porque a camomila tem propriedades calmantes", explica. Outra opção é um chá de alcaçuz, que tem as mesmas propriedades calmantes da camomila, principalmente para peles mais irritadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas