Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Musculação versus pilates: descubra qual a prática ideal para você

Fisioterapeuta explica os prós e contras e sugere frequência para a prática dos exercícios

Muay thai, crossfit, musculação e pilates são apenas algumas opções de exercícios físicos para quem busca hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida. No entanto, a grande quantidade de práticas disponíveis pode acabar gerando dúvidas na hora de escolher a que melhor combina com o gosto pessoal e objetivo final de cada um. Dessa forma, a fisioterapeuta Leticia Barros, do SPA Sorocaba, esclarece as principais questões acerca do pilates e da musculação.

As diferenças começam já nas ferramentas utilizadas para os exercícios. Enquanto o pilates trabalha com um sistema de molas e poucas repetições, a musculação possui cargas de peso que tendem a aumentar, além de quantidade pré-definida de repetições e séries. Sobre os benefícios, Leticia explica que o pilates tem foco no tratamento, não levando em consideração perda de peso e emagrecimento. "As condutas de tratamento e exercícios indicados variam de acordo com a patologia, por isso depende muito de cada caso", explica.

Leia também

Já para quem quer emagrecer, a musculação tem um gasto calórico maior que o pilates e esse gasto se estende até 15 horas pós-treino, ou seja, durante esse período o processo de emagrecimento continua. "Em caso de pacientes que necessitam de um processo rápido de perda de peso e medida, a musculação é indicada por ser mais eficaz para essa finalidade. O pilates é para quem busca, além de tratamento, condicionamento físico e equilíbrio do corpo e da mente", afirma a profissional.

A principal semelhança está na frequência sugerida. "Duas a três vezes por semana é o ideal para que o corpo seja capaz de obter bons resultados", diz. Ela reforça ainda que é importante, porém, mencionar que uma prática não substitui a outra, e que ambas devem ser realizadas com o acompanhamento e supervisão adequada de profissionais especializados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas