Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Secretaria de Saúde promove Campanha Multivacinação neste mês

Ação irá atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes dos 102 municípios do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, irá promover a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A ação vai ocorrer de 19 a 30 de setembro nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos.

A iniciativa visa atualizar o esquema vacinal de crianças de dois meses a 15 anos de idade que estejam com o calendário vacinal em aberto para a primeira dose ou o reforço das vacinas. Com esta iniciativa, a Sesau espera reduzir o risco da transmissão de doenças imunopreveníveis.

Leia também

O público-alvo foi dividido em dois grupos. Para crianças menores de 5 anos estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. E os adolescentes entre 9 e 14 anos, serão protegidos contra Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV, esta última específica para as meninas.

De acordo com Claudeane Nascimento, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, todas as vacinas para a campanha já estão disponíveis nas centrais regionais. "Para a campanha atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é atualizar o maior número possível de cadernetas de vacinação, o Estado já disponibilizou todas as vacinas para que os municípios possam estar preparados para receber o público-alvo, deixando essas crianças e os adolescentes livres de doenças imunopreveníveis", esclareceu Claudeane Nascimento.

Cobertura 

A coordenadora ainda destacou que a faixa etária foi ampliada para também atender as meninas de 9 a 13 anos e assim estimular a vacinação contra o HPV. "Por ter uma baixa cobertura vacinal contra o vírus, o Ministério da Saúde está buscando aumentar o número de meninas protegidas contra o HPV, que pode causar câncer de colo de útero", disse.

Para maiores orientações, os pais ou responsáveis devem procurar os postos de saúde dos seus municípios de origem. Para realizar a atualização vacinal, é necessário portar o cartão de vacinação ou algum comprovante da situação vacinal, que serão analisados pela equipe de saúde da unidade onde o usuário será atendido.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas