Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Rio Grande do Sul terá geada terça e quarta, e a volta da chuva na sexta

De acordo com informações do Inmet, uma massa de ar frio e seco provocará uma queda brusca das temperaturas no estado


				
					Rio Grande do Sul terá geada terça e quarta, e a volta da chuva na sexta
Enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Reprodução/FAB

As chuvas deram uma trégua ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13), o que ajudou o nível dos rios a baixar nos vales. No entanto, a passagem de uma frente fria mais intensa sobre a região sul do país e o o ingresso de uma massa de ar frio e seco provocará uma queda brusca das temperaturas, com a expectativa até de geada.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os chuviscos em grande parte do estado nesta segunda, aliados ao vento, especialmente na faixa leste, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, ajudou no declínio das temperaturas.

Leia também

Assim, tanto terça (14) quanto quarta-feira (15) terão o tempo seco e frio no estado. A geada deve ocorrer ao amanhecer desta terça em parte da campanha gaúcha e na fronteira com o Uruguai.

"Na quarta, por sua vez, os ventos diminuem de intensidade e o frio aumenta. Neste dia, a previsão indica a formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente na região serrana e metade sul, incluindo a campanha gaúcha", informa o boletim do Inmet.

De acordo com a previsão do instituto, as temperaturas mínimas vão oscilar entre 2°C e 4°C no sul e na serra e, em torno dos 7°C e 8°C na capital e Grande Porto Alegre. As máximas em alguns municípios da serra gaúcha não passarão dos 10°C.

Na quarta-feira, de acordo com os dados do Inmet, o ar frio e seco ganha força e o amanhecer do dia pode ter mínima de 0°C a 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns pontos. Na região da campanha e serra, as mínimas ficarão em torno dos 2°C. O período da tarde será de temperaturas baixas na maior parte do estado.

Entre quinta (16) e sexta-feira (17), a previsão indica o retorno da chuva no estado, porém, sem volumes expressivos, a princípio. Isso ocorre devido à passagem de um novo sistema frontal, que provocará volumes de chuvas que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento na região, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, diz o Inmet.

O instituto reforça que, devido à situação das cheias e ao solo encharcado em diversos municípios do estado gaúcho, qualquer volume de chuva merece atenção neste momento.

O boletim também previu o tempo para o estado de 21 a 29 deste mês. Segundo os dados, haverá pancadas de chuvas que podem superar 90 mm no centro-leste gaúcho e de Santa Catarina, além do sul do Paraná. No restante da região sul, a previsão é de menores acumulados de chuva.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas