Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

No RS: nível do Guaíba sobe para 5,20 metros, e bairro é evacuado em Porto Alegre

Além dos alagamentos, moradores precisam lidar com as temperaturas baixas, provocadas por uma frente fria


				
					No RS: nível do Guaíba sobe para 5,20 metros, e bairro é evacuado em Porto Alegre
Rio Guaíba forma ondas na cidade. Reprodução/ X @fernao_berthold's

O nível do Guaíba marcou 5,20 metros às 8h desta terça-feira, 14, e fez com que a água voltasse a atingir as ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O bairro Lami, na Região Sul, foi um dos mais atingidos e precisou ser parcialmente evacuado.

A medição é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA), que confirmou a tendência de alta devido à chuva intensa do fim de semana. O nível voltou a subir ainda na segunda-feira, 13, e por causa dos ventos, ondulações foram registradas no rio.

Leia também

De acordo com a RBS TV, afiliada da Rede Globo, o Lami precisou ser parcialmente evacuado e equipes do Corpo de Bombeiros da região foram acionadas para fazer a remoção das famílias. O Terra tentou contato com a prefeitura para questionar quantas pessoas precisaram ser retiradas de suas casas e para onde foram levadas, mas até o momento, não teve retorno.

"Nosso apelo é que as pessoas ainda não retornem para casa devido às previsões de aumento do nível do Guaíba", pediu a prefeitura ainda na segunda. Projeções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontam que a água ainda pode chegar a 5,50 metros e superar o nível da última semana, batendo um novo recorde.

No último dia 5, o rio chegou a 5,3 metros, quando o recorde anterior era 4,75 metros, registrado em 1941. Esse pode ser classificado como o maior desastre climático do Rio Grande do Sul na história.

Confira mais imagens do Rio Guaíba:

Em meio à inundação, os moradores também precisam lidar com o frio, devido a chegada de uma frente fria na região. Os termômetros registraram 10 graus nesta manhã, de acordo com a prefeitura, e a previsão é de que a máxima atinja 18 graus ao longo do dia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas