
A alotriofagia, conhecida como síndrome de pica, é um distúrbio alimentar que leva o indivíduo a desejar e mastigar substâncias que não têm valor nutricional, como gelo, argila, terra, papel ou tijolo.
o transtorno leva esse nome por fazer referência ao pássaro pega-rabuda (também chamado de pica pica), que "se alimenta sem muita distinção" e come tudo que vê pela frente.
Leia também
Geralmente, problema é causado por deficiências de vitaminas ou minerais e também pode estar ligado a transtornos mentais. Os casos mais comuns são em crianças e grávidas.
Segundo especialistas, o fato de a pessoa provar algo incomum ou comer pontualmente não configura que ela sofra de alotriofagia. O diagnóstico só pode ser considerado se houver "um desejo compulsivo de objetos" e que aconteça por mais de 30 dias.
O tratamento varia com cada caso. Geralmente, um equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos e nutricionistas, atua para tentar sanar o problema com suplementação vitamínica, remédios.
O primeiro passo é "investigar causas orgânicas" e seguir para "um olhar em relação à saúde mental". Familiares e pessoas próximas ao paciente tentem "manter essas pessoas longe dos produtos tóxicos para evitar intoxicações" porque, dependendo do produto, pode ser muito tóxico e, em alguns casos, haver complicações até mesmo cirúrgicas.