Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Lavagem nasal pode te salvar de problemas no outono

Otorrinolaringologista explica que a lavagem nasal é tão importante quanto escovar os dentes diariamente.


				
					Lavagem nasal pode te salvar de problemas no outono
o ambiente propício à propagação de vírus e bactérias exige uma atenção redobrada.. Reprodução

O outono impõe condições desafiadoras para o sistema respiratório, o que o torna mais vulnerável a irritações e infecções. A umidade reduzida resseca as vias nasais, facilitando o surgimento de problemas respiratórios. Além disso, a propagação de vírus e bactérias é mais frequente nessa estação. Contudo, a lavagem nasal pode ajudar a contornar o problema.

Por que o outono merece atenção

Leia também

De acordo com o médico otorrinolaringologista Mohamad Saada, a adoção da lavagem nasal de alto volume diariamente é essencial durante o outono e inverno. “É imprescindível criar o hábito de lavar o nariz diariamente para prevenir doenças respiratórias e fortalecer as defesas naturais do organismo”, afirma o especialista.

Vale reforçar que as enfermidades respiratórias, tais como resfriados, sinusites, rinites e até mesmo a temida gripe, apresentam maior incidência durante o outono. Com o tempo seco e temperaturas baixas, as vias respiratórias ficam mais suscetíveis a infecções e inflamações.

Além disso, o ambiente propício à propagação de vírus e bactérias exige uma atenção redobrada. “Ao estabelecer a prática de lavar o nariz diariamente, podemos prevenir tais doenças, eliminando as impurezas acumuladas e mantendo as vias respiratórias saudáveis”, completa o otorrino.

“Com o outono e suas características de tempo seco, essa prática se torna ainda mais crucial para enfrentar as enfermidades que tendem a se agravar nesta estação. Seria como escovar diariamente os dentes para evitar problemas como cáries”, disse o otorrinolaringologista.

Leia a matéria completa em metrópoles.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas