Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Homem fica com várias pedras de sujeira após 30 anos sem lavar o pênis

Acúmulos de células mortas na glande do homem começaram a cair do pênis. Médico descreveu cheiro como horroros

“O órgão não era lavado há uns 30 anos”, disse o médico.
“O órgão não era lavado há uns 30 anos”, disse o médico. | Foto: Getty Images e Reprodução/Instagram/dr_zhaoan

Em 13 de março, um homem chinês procurou um hospital carregando uma pequena pedra que havia caído de seu pênis durante o banho. Ele acreditava ter expelido naturalmente um cálculo renal.

Porém, ao levantar o prepúcio dele, o urologista Zhaoan Chen encontrou várias pedras amarelas acumuladas no pênis: eram mais de 30 anos de esmegmas acumulados, que surgiram pela ausência de limpeza no órgão. O esmegma é um conjunto de células mortas que se acumulam com a oleosidade natural da pele.

O médico descreveu o cheiro do órgão como horroroso e capaz de se espalhar pela clínica. “Já se sentia um odor forte antes mesmo de levantar a pele. Ficamos chocados”, contou o médico em uma postagem em seu Instagram feita para conscientizar os homens sobre a importância da limpeza do pênis.

Artigos Relacionados

“O órgão não era lavado há uns 30 anos”, disse o médico.

De acordo com o relato do médico, o homem tinha um longo prepúcio e sentia desconforto ao retraí-lo, por isso não tinha o hábito de expor a glande para fazer a limpeza. Zhaoan alerta que muitos homens ficam até um ou dois anos sem fazer a limpeza, que deveria ser diária.

O médico ficou impressionado com o acúmulo tão grande de células, e guardou a substância em um pote de vidro para expor o esmegma em seu consultório. Após a limpeza, o paciente, que não foi identificado, voltou para casa com a orientação de procurar periodicamente um urologista para avaliar a limpeza e também potenciais riscos de infecção causadas pelo esmegma.

Pênis: formas de fazer a higiene correta

A ausênscia de limpeza é uma das maiores causadoras de câncer de pênis em todo o mundo, mas sua higiene não é nada complicada. “O pênis deve ser lavado apenas com água e sabonete”, afirma o urologista Jessé Lima, do Hospital Santa Marta, de Brasília.

“Deve ser feita a exposição completa da glande, a limpeza do escroto, do períneo e da virilha. Recomendo que essa limpeza seja feita no mínimo uma vez ao dia em situações normais e mais vezes sempre que houver prática de atividade física, relação sexual (tanto antes como depois) e em situações de calor extremo”, ensina o urologista.

Leia a matéria completa em Metrópoles.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas