Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Mulheres ficam dependentes de nicotina mais rápido, sugere estudo

Pesquisa apontou uma relação de interdependência entre o consumo de nicotina e proteínas estimuladas pelo estrogênio

O principal hormônio sexual feminino, o estrogênio, atua colateralmente potencializando os efeitos viciantes da nicotina.
O principal hormônio sexual feminino, o estrogênio, atua colateralmente potencializando os efeitos viciantes da nicotina. | Foto: Unsplash/Reprodução

Mulheres podem se tornar dependentes da nicotina mais rapidamente e com menos exposição do que os homens. É o que aponta um estudo apresentado nessa terça-feira (26/3) no encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular. Segundo os cientistas, o organismo feminino pode funcionar como um ciclo de retro-alimentação para o vício em cigarros.

O principal hormônio sexual feminino, o estrogênio, atua colateralmente potencializando os efeitos viciantes da nicotina. “Essa interação entre hormônios pode explicar por que as mulheres têm menos sucesso em parar de fumar e se tornam dependentes com menos cigarros consumidos”, explica a bioquímica Sally Pauss, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, principal autora do estudo.

Leia também

O impacto da nicotina no cérebro feminino

Os pesquisadores descobriram que o estrogênio ativa proteínas do sistema nervoso chamadas olfatomedinas, que ficam mais adormecidas em homens. Elas estão presentes nas partes do cérebro relacionadas a recompensas e vícios, o núcleo accumbens.

Saiba mais no site Metrópoles, clicando aqui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas