
Nesse sábado (17) foi celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da pressão alta, uma doença crônica comum e silenciosa, que pode causar complicações graves, como infarto e AVC.
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação persistente da pressão do sangue nas artérias. No Brasil, cerca de 30% da população adulta convive com a condição, segundo dados da pesquisa Vigitel de 2023. O levantamento indica que a prevalência é maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%).
Leia também
O que é hipertensão?
- A pressão alta, ou hipertensão arterial, ocorre quando há uma alta força exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos quando ele é bombeado pelo coração.
- A medicina considera que há um quadro de pressão alta quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 14 por 9.
- Tontura, falta de ar e dor de cabeça são sintomas comuns da pressão alta. No entanto, na maioria das vezes, a pessoa não apresenta indícios que acusem o problema e só o descobre quando o quadros é grave.
- Apesar de não ter cura na maioria das vezes, a hipertensão tem controle com medicamentos e a adoção de hábitos saudáveis.