Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Estudo revela surpresas sobre a superfície gelada de Plutão

Planeta anão tem variedade inesperada de montanhas e fluxos de geleiras. Dados foram coletados durante passagem da sonda New Horizons

A análise mais detalhada da superfície de Plutão já feita revelou uma variedade inesperada de montanhas, fluxos de geleiras, planícies lisas e outras paisagens, de acordo com estudos divulgados nesta quinta-feira (17).

O olhar inédito sobre chamado planeta-anão, que orbita o sol como outros planetas, mas é menor, foi possível graças a fotos de alta resolução da espaçonave New Horizons, da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa). A sonda espacial interplanetária fez a primeira visita da história a Plutão e suas cinco luas em julho do ano passado.

Leia também

As imagens, análises químicas e outros dados mostram um mundo complexo e geologicamente ativo a cerca de 4,8 bilhões de quilômetros da Terra, com um oceano subterrâneo e vulcões que parecem expelir gelo, segundo cinco artigos publicados na edição desta semana do periódico "Science".

"É um lugar bem selvagem geologicamente falando", disse o cientista planetário William McKinnon, da Universidade Washington, de St. Louis, no Estado norte-americano do Missouri.

Outro cientista descreveu a diversidade das paisagens como "espantosa".

Como um terreno tão variado foi formado continua sendo um mistério do distante Plutão, cuja temperatura superficial média é de menos 229 graus Celsius.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas