Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Estudo aponta que cafeína pode fazer atletas correrem mais rápido

Pesquisa realizada no Japão com suplemento de cafeína descobriu que desempenho dos atletas é melhor após a ingestão da substância

O uso de suplementos e ergogênicos por atletas profissionais e amadores vem sendo adotado como forma alternativa de melhorar o desempenho nas modalidades esportivas há muitos anos. Na busca por opções saudáveis e que não são consideradas doping, pesquisadores japoneses realizaram um estudo sobre os efeitos ergogênicos da cafeína na atuação em exercícios de velocidade, como corridas de 100 metros.

A pesquisa foi publicada no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise em outubro deste ano.

Leia também

Os ergogênicos são técnicas que melhoram o treinamento e a performance de atletas. Eles podem envolver suportes mecânicos, suplementos, alimentação, medicamentos ou técnicas psicológicas para melhorar o desempenho nos exercícios ou na recuperação muscular.

A Agência Mundial Anti-Doping (WADA) não considera a cafeína como uma substância proibida desde 2004. Segundo a organização, é difícil estabelecer um valor limítrofe da concentração da cafeína no sangue e, por isso, ela consta apenas em uma lista de monitoramento.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (World Athletics) também não entende que a cafeína seja doping, e recomenda a ingestão da substância para atletas que desejam aperfeiçoar os resultados nas corridas.

Pesquisa

Os pesquisadores recrutaram 13 velocistas universitários do sexo masculino para o estudo. Em um teste preliminar, eles determinaram o tempo que cada um levou para atingir o pico de concentração de cafeína no plasma sanguíneo após a ingestão do suplemento.

Com essa informação, os atletas foram chamados novamente para realizar provas de 100 metros após ingerirem suplementos de cafeína ou placebo. Os pesquisadores mediram a velocidade e o tempo da corrida.

Os resultados revelaram que o tempo de corrida foi reduzido significativamente para os atletas que receberam cafeína. A diminuição média foi de 0,14 segundos em comparação com o grupo que recebeu placebo.

Outras observações

Os cientistas também descobriram que a velocidade média da corrida de 0 a 10 metros e de 10 a 20 metros também foi melhor para os atletas que receberam suplemento de cafeína. Nos últimos 40 metros de corrida, não foi observada nenhuma diferença significativa entre os grupos.

Os dados indicam que a suplementação com cafeína proporcionou uma aceleração mais explosiva aos velocistas na fase inicial da corrida.

“Os resultados obtidos com o estudo nos deram a primeira evidência direta dos benefícios da cafeína na corrida de velocidade no atletismo. Isso também se relaciona diretamente às recomendações da World Athletics sobre o uso da substância no pré-treino”, afirma o professor Takeshi Hashimoto, que conduziu o estudo.

O grupo de Hashimoto acredita que os resultados da pesquisa podem ajudar os atletas a confiarem no uso ergogênico da cafeína durante as corridas de velocidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas