
Nos últimos meses, por meio das redes sociais, a geração Z iniciou um movimento para reduzir o tempo de exposição às telas. Com isso, a propagação de conteúdos sobre hobbies se intensificou. A hashtag #hobby, no TikTok, já reúne mais de 4,2 milhões de vídeos de pessoas ensinando atividades manuais.
A psicóloga e coordenadora da Anhanguera, Elaine Cristina Coelho, destaca que, além de funcionarem como ferramentas para afastar os usuários dos celulares, essas práticas também representam uma forma de descansar a mente e, muitas vezes, de se aproximar do autoconhecimento.
Leia também
5 atividades terapêuticas para descansar a mente
Para potencializar o movimento em busca de hobbies que podem auxiliar as pessoas a se conectarem consigo mesmas, a especialista aponta cinco atividades manuais que podem ser terapêuticas, em muitos casos. Veja!
Pintura e desenho: criação de obras de arte que estimulam a concentração e a expressão criativa.
Tricô e crochê: envolvem a produção de peças com fios e agulhas, promovendo relaxamento e foco;
Marcenaria: permite a construção de objetos em madeira, desenvolvendo habilidades práticas e proporcionando uma sensação de realização;
Cerâmica e escultura: envolvem a modelagem de argila, estimulando a criatividade e a coordenação motora fina;
Costura e bordado: consistem na confecção de roupas e acessórios, aprimorando habilidades manuais e atenção aos detalhes;
Veja a matéria completa em Metrópoles