Eclipse lunar de quinta para sexta poderá ser visto em todo o Brasil
Todo o Brasil poderá observar o céu e visualizar um eclipse lunar parcial. A observação do fenômeno com a Lua poderá ser

Na madrugada de quinta-feira (27/8) para sexta-feira (28/8), todo o Brasil poderá observar o céu e visualizar um eclipse lunar parcial. Apesar de não ser total, estima-se que 96,2% do disco lunar esteja encoberto pela sombra da Terra, conferindo tons alaranjados e avermelhados à Lua.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O fenômeno que envolve a Terra, o Sol e o satélite natural poderá ser observado a olho nu, sem auxílio de instrumentos ópticos, como telescópios ou binóculos, e sem causar riscos à visão humana.
Leia também
O eclipse começará às 22h24 (horário de Brasília) de quinta-feira, mas ainda na fase penumbral, uma etapa mais difícil de ser vista por ser discreta. Em seguida, às 23h24, está previsto o início do evento parcial. O auge do fenômeno ocorrerá à 1h13 de sexta-feira, e o término da fase parcial será às 2h52.
Além do Brasil, outros pontos da América do Sul, América do Norte, África e Europa também poderão observar o evento astronômico.


Flávio Bolsonaro e Alfredo Gaspar seguem em carreata do aeroporto ao Jaraguá

Bolsonaro promete voltar a Alagoas com Jair Bolsonaro: ”Voltará no braço dos povo”

Flávio diz que perseguição contra Bolsonaro é grande: “Não o vejo há 30 dias"

Flávio diz que será radical na segurança: “Não quer? Vota nessa merd* que está aÍ”
Dicas para observar o fenômeno
Procure lugares de céu aberto e boa visibilidade.
Lugares com pouca poluição luminosa são bons pontos para observação.
Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos para visualizar o fenômeno.
O melhor horário para observação será das 23h30 a 1h da manhã.
O evento é totalmente seguro para ser observado a olho nu, sem a necessidade de proteção ocular.
Como um eclipse lunar se forma
O fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre parte do disco lunar.
No caso de eclipses lunares totais, a luz que atinge a superfície da Lua é filtrada pela nossa atmosfera. Como resultado, o brilho refletido fica avermelhado, gerando a chamada “Lua de Sangue”. Porém, no fenômeno previsto para o dia 28, a Lua não ficará totalmente vermelha ou laranja, pois o evento será parcial. Por outro lado, estima-se que pouco mais de 96% do disco lunar ficará em tom quente.
Acompanhe a matéria em Metrópoles.com
