Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Depressão atinge quase 6% dos brasileiros e campanha alerta para os cuidados

Pandemia da Covid-19 desencadeou problemas emocionais e aumentou demanda por tratamentos psicológicos e psiquiátricos, segundo especialista

Cuidar da mente é cuidar da vida. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) aponta que 80% dos brasileiros se tornaram mais ansiosos em meio à pandemia da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também traz outro dado preocupante: a depressão atinge 5,8% dos brasileiros, taxa que está acima da média global, que é de 4,4%.

Neste sentido, o Janeiro Branco é uma campanha brasileira que foi criada com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar da saúde mental. Esse mês foi escolhido porque é o período em que a população está mais focada em resoluções e metas para o ano novo.

Leia também

De acordo com a psicóloga do Hapvida Maceió, Paula de Melo, a saúde da mente reflete diretamente na saúde do corpo e, quando não cultivada, pode desencadear não apenas ansiedade e depressão, como também outros tipos de patologias.

"Podemos citar o transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, fobias e transtorno do pânico, especialmente em pessoas que tiveram mortes na família por causa do coronavírus", explica.

LUTO, ISOLAMENTO E PERDA DE RENDA

Luto, isolamento e perda de renda são alguns dos fatores que desencadearam problemas de saúde mental em 2020 e que podem perdurar em 2021. A psicóloga destaca que os idosos são o grupo de maior risco e, por consequência, merecem atenção especial.

"Os idosos possuem uma saúde mais frágil e necessitam de um maior cuidado. É importante que eles mantenham, de alguma forma, contato com netos, filhos e amigos, mesmo que esse contato seja pela internet. Essa afetividade tem que ser diária para mantê-los felizes, saudáveis e com vontade de viver", afirma.

"SE É VOCÊ QUEM PRECISA DE AJUDA, NÃO TENHA VERGONHA EM PEDIR"

A psicóloga do Hapvida Maceió acredita que a pandemia tornou as pessoas mais solidárias e preocupadas com o próximo, mas também destaca a importância de olhar para si.

"Se é você quem necessita de ajuda, não tenha vergonha em pedir e procure um profissional de saúde mental. Apesar das dificuldades que ainda estamos vivenciando, temos que fazer o possível para manter pensamentos otimistas. Não cobrar demais nem de nós nem dos outros, e acreditar que dias melhores virão", enfatiza.

A especialista ainda dá dicas para manter uma vida saudável e começar o ano com de forma segura.

"Procure conciliar a rotina de trabalho com atividades prazerosas com a família, animais de estimação ou algum passatempo, e, mesmo diante do distanciamento, aproveite as facilidades da tecnologia para manter contato com familiares e amigos. Também não abra mão de uma boa alimentação e exercícios físicos. Tudo isso vai ajudar a mente e o corpo a se manterem fortalecidos", conclui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas