Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

Pião humano é formado na comissão de frente da Beija-Flor

Grupo de dez pessoas representou os delírios de Rás Gonguila, o homenageado no enredo da escola, que desfilou nesse domingo, 11

Para abrir o carnaval de 2024, a Beija-Flor de Nilópolis trouxe uma comissão de frente com 10 jovens engraxates que representaram os delírios de Rás Gonguila, o homenageado no enredo da escola, que desfilou nesse domingo, 11, na Sapucaí.

Dez deles se juntaram, montaram em uma estrutura e formaram um pião humano. No final da apresentação, o protagonista foi coroado e recebeu uma capa iluminada com 400 metros de LED.

"Começamos fazendo a base do pião, logo em seguida colocamos o topo e depois a parte da galera que está embaixo. A gente evitou de comer demais, para estar bem, para ninguém se sentir mal”, explicou o bailarino do Teatro Municipal Thiago Tononi.

A apresentação trouxe um resumo da vida do protagonista que trabalhava como engraxate, incorporando uma virada delirante para uma fase marcante na sua vida: o homenageado passa a se reconhecer como descendente de um príncipe etíope. A figura do pião é crucial nesta transformação e na composição de seu novo nome: Rás Gonguila.

A ideia da comissão partiu depois da escolha do samba enredo que remete a essa história de Rás com o pião. “Gira, mundo, feito pião que Gonguila de jeito". Com isso, a Comissão de frente foi adaptada.

Artigos Relacionados

Benedito dos Santos era engraxate no centro de Maceió, mas se tornou Rás Gonguila, o "herdeiro" do trono imperial de um país da África e também o fundador do maior bloco de carnaval de Maceió na época. As façanhas de Rás são contadas pelo amigo e historiador Carlito Lima.

Gonguila é uma expressão que ele se apropriou por não saber jogar pião. Isso por que, em Maceió, quem não sabia brincar com o brinquedo era chamado de gongado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas