Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Vídeos incentivam estudantes a permanecerem na escola

Criada pela edutech Movva, a campanha #RazõesparaFicar pretende disparar vídeos para cinco milhões de alunos

"Eu sou a Iza. Acabei de voltar de um mestrado na Universidade Columbia. Quem ouve isso não imagina que eu vim da periferia de São Paulo e estudei em escola pública a vida inteira."
A mensagem gravada por Izabela Souza, 30, chegará a estudantes brasileiros em uma campanha motivacional para mantê-los matriculados e aprendendo.


"Ouvi que não seria ninguém. Estou aqui para te contar que a educação vai garantir que você e sua família tenham uma vida melhor e que você se descubra e seja sua melhor versão. Se não for a gente correndo atrás disso, quem vai fazer o corre por nós?", segue Izabela, que dedicou seu mestrado ao tema educação para a paz e direitos humanos nos Estados Unidos.

Leia também


Criada pela edutech Movva, a campanha #RazõesparaFicar pretende disparar vídeos para cinco milhões de alunos em escolas estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. Qualquer pessoa pode gravar seu vídeo na plataforma, criada em parceria com instituições educacionais e filantrópicas. Uma inteligência artificial vai ajudar a direcionar a mensagem certa para o aluno certo, garantindo impacto real na evasão escolar.


"Testamos abordagens comportamentais diferentes com dois milhões de alunos", explica Guilherme Lichand, que é professor de economia na Universidade de Zurique e fundou a Movva.
Durante a pandemia, a startup criou 'nudgebots'. Eram SMS que chegavam a estudantes com mensagens sobre não desistir do sonho do diploma, conter a ansiedade, organizar o espaço de estudo e conciliar a aprendizagem com atividades urgentes da família.


Um reforço positivo que conseguiu reduzir o risco de evasão em 26% na rede pública de Goiás naquele período. Ação que foi premiada no Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19, em 2020.
"Percebemos uma heterogeneidade grande, alguns eram mais sensíveis a mensagens de acolhimento e outros a mensagens de empregabilidade. Listamos pelo menos seis perfis de alunos e fomos estudar como eles seriam afetados por vídeos de 60 a 90 segundos."

Entre as barreiras comportamentais elencadas estão alunos e alunas desmotivados para estudar, com dúvidas sobre a importância da educação para sua vida e seu futuro, sem boas referências de pessoas que cresceram na vida através dos estudos e estudantes inseguros com seu próprio potencial.


Para incentivar que o público grave mensagens, a Movva convidou personalidades como a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), o apresentador Luciano Huck e o youtuber Chico, do canal 'Desimpedidos'. Em outra frente, vai buscar o engajamento de professores em parceria com a Nova Escola. "A campanha é focada no Fundamental II e Ensino Médio, onde minha estimativa é de que pelo menos 30% das crianças e jovens abandonaram ou estão em vias de abandonar os estudos", diz Lichand

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas