Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Vídeo mostrado por senador em CPI era de frases de governadores em abril; estudos evoluíram e, em maio, OMS alertou contra uso da cloroquina

Senador Marcos Rogério (DEM-RO) exibiu vídeo com falas de governadores favoráveis ao medicamento datadas de abril, um mês após Mandetta liberar uso em hospitalizados. Evolução dos estudos fez entidades lançarem alerta contra o uso; veja cronologia das pes

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) exibiu, durante depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid nesta quinta-feira (20), um vídeo que compilava frases de vários governadores sobre o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina contra a Covid-19.

Entretanto, os vídeos foram gravados no início da pandemia, em abril de 2020, e tratavam da utilização da droga sobretudo em pacientes hospitalizados. Ao menos seis dos sete estados citados no vídeo suspenderam a permissão de uso ou negaram que tenham dado orientações favoráveis

Leia também

Por sua vez, desde aquela época, o governo federal ampliou e mantém até atualmente a indicação de uso, inclusive como tratamento precoce, embora a ineficácia já tenha sido comprovada.

Nos primeiros meses da pandemia havia a hipótese — investigada em estudos clínicos — de que a cloroquina ou a hidroxicloroquina como medicamentos que poderiam ser eficazes no tratamento da Covid, principalmente se utilizados junto com a azitromicina, um antibiótico.

À época, desde março, o Brasil passou a autorizar o uso do medicamento para pessoas hospitalizadas. Com o avanço das pesquisas, ainda em maio de 2020 já havia posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertando contra o uso dos medicamentos na pandemia. A FDA (Food and Drug Administration, espécie de Anvisa americana) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) logo na sequência desaconselharam o uso.

Posicionamento dos estados

O G1 entrou em contato com os governos de Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Piauí e São Paulo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão apontou que "o vídeo citado foi editado e a fala do governador retirada de contexto" e ressalta que o médico é responsável por prescrever medicamentos. "Portanto, o governador jamais prescreveu qualquer medicamento", informou a SES. "O protocolo adotado para tratamento do paciente da Covid-19 na rede de saúde de gestão estadual segue recomendações científicas."

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que a nota técnica citada no vídeo foi revogada ainda em 2020 "no mesmo período em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, anunciou que não há tratamento preventivo padrão para a Covid-19". "A Sespa não realiza a distribuição destes medicamentos para o tratamento da Covid-19", informou o órgão em nota.

Em São Paulo, a secretaria estadual de saúde rebateu a associação. "Em SP, os gestores de saúde deliberaram pela não recomendação do uso do medicamento em casos leves, moderados ou graves de COVID-19 devido à insuficiência de evidências sobre a eficácia", informou em nota.

Citado diretamente pelo senador, o infectologista David Uip, ex-coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de SP, disse que "jamais defendeu a distribuição ou uso indiscriminado" da cloroquina na rede pública do país.

Em Alagoas, a Secretaria da Saúde confirma que protocolo que indica a cloroquina existe e que segue em vigor. Entretanto, o uso é liberado apenas para pacientes hospitalizados, desde que haja prescrição médica.

Já a Bahia informa que deixou de recomendar o uso de cloroquina para tratar a Covid em julho do ano passado.

O governador do Piauí, Wellington Dias, afirmou ao G1 que, ao contrário do que foi dito, ele "não está receitando cloroquina", mas afirmando o compromisso do Governo do Estado de manter o abastecimento de medicamentos nas farmácias dos hospitais.

Trajetória: dos estudos preliminares até a recusa

Inicialmente, dois estudos apontaram para a possibilidade de a cloroquina ser eficaz contra o Sars-Cov-2: um foi feito pelo médico e microbiologista francês Didier Raoult e colegas. O outro foi liderado pelo também francês Benjamin Davido, sem a participação de Raoult nem nenhum autor em comum com a primeira pesquisa. Ambos foram retratados após descoberta: isso significa dizer que eles perdem a validade científica e não podem mais ser citados em outros artigos.

Em meio à publicação das pesquisas francesas, várias outras, feitas ao redor do mundo, apontavam para resultados opostos: nem a cloroquina, nem a hidroxicloroquina, nem a azitromicina eram eficazes no tratamento da Covid-19.

Ao mesmo tempo em que as pesquisas eram publicadas, diretrizes do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades eram atualizadas.

Linha do tempo

Veja, abaixo, a cronologia:

MARÇO DE 2020 - O estudo do francês Didier Raoult foi publicado em março. Na época, o médico e colegas reuniram 42 pacientes para o estudo. Desses, 26 deveriam estar no grupo que receberia a hidroxicloroquina e os outros 16, no grupo que não receberia. Só que 6 pacientes que estavam no grupo da hidroxicloroquina foram excluídos da análise: desses, 3 foram para a UTI; um morreu; um decidiu deixar o hospital depois de ser incluído no estudo; e o outro parou o tratamento por causa de náusea. Mesmo assim, ao apresentar os resultados da pesquisa, os médicos afirmaram que a hidroxicloroquina foi associada "significativamente" à redução ou desaparecimento da carga viral em pacientes com Covid-19 – e que o efeito do medicamento era reforçado pela azitromicina.

No Brasil, em 25 de março de 2020, o Ministério da Saúde, sob a gestão do então ministro Luiz Henrique Mandetta, autorizou o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves do coronavírus. À época, Mandetta alertou que o uso não era recomendado fora do ambiente hospitalar, já que os medicamentos poderiam provocar arritmia cardíaca.

Em 27 de março, a OMS iniciou pesquisa com 50 países sobre a eficácia de 4 medicamentos contra o coronavírus, incluindo a cloroquina e a hidroxicloroquina;

Já em 30 de março, a FDA liberou o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com Covid grave. No dia seguinte, em 31 de março, a OMS informou o uso de medicamentos “off-label” no tratamento da Covid em alguns países e alertou para a falta de comprovação científica de eficácia de tais remédios.

Os estudos da OMS também começaram em março de 2020. No dia 31 daquele mês, a Organização informou o uso de medicamentos “off-label” no tratamento da Covid em alguns países e alertou para a falta de comprovação científica de eficácia de tais remédios.

ABRIL DE 2020 - No início de abril, vários cientistas já criticavam a metodologia do estudo de Didier Raoult e também o grupo reduzido de pacientes. Eles alertaram sobre a necessidade de análises mais aprofundadas e sobre os efeitos colaterais do remédio, como arritmia cardíaca. Além disso, apontaram que um dos autores da pesquisa é também editor-chefe da revista onde ela foi publicada.

Em 8 de abril de 2020, procurada pelo G1, a OMS diz que 74 países estavam fazendo testes com a hidroxicloroquina;

No Brasil, em 1º de abril de 2020, o Ministério da Saúde divulgou o protocolo “Uso da cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves do Covid-19”. Ele previa o uso para pacientes hospitalizados com formas graves da doença e em casos críticos.

MAIO de 2020 - No início de maio, um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a hidroxicloroquina não melhorou o quadro de pacientes hospitalizados com Covid-19.

Em 11 de maio, Davido e colegas publicaram uma segunda pesquisa, que apontava para a possibilidade de tratamento da Covid com o combo hidroxicloroquina + azitromicina. No estudo, de 132 pacientes internados na enfermaria com Covid, 45 receberam a combinação de hidroxicloroquina + azitromicina por um período igual ou maior a 48 horas. Dias depois de ser divulgado, entretanto, o estudo de Davido foi retirado da plataforma de pré-prints (estudos ainda em prévia, sem revisão por outros cientistas) onde havia sido divulgado.

No dia 14 de maio, uma nova contradição: uma pesquisa chinesa apontou que a hidroxicloroquina não funcionava em pacientes com casos leves e moderados da Covid-19.

No dia 20 de maio, Davido e colegas pediram que o estudo que apontava os medicamentos como eficazes fosse retratado.

No Brasil, no mesmo dia, em 20 de maio de 2020, o Ministério da Saúde divulgou um novo protocolo para liberar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) até em casos leves da Covid-19. E a OMS disse que cloroquina pode causar efeitos colaterais e não tem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19.

Um dia antes, em 19 de maio de 2020, o diretor da Opas, braço da OMS na América Latina, disse que 'não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19'.

JUNHO DE 2020 - Em 3 de junho de 2020, uma pesquisa feita por cientistas americanos e canadenses mostrou que a hidroxicloroquina também não funcionava para prevenção da Covid-19.

No dia 15 de junho, a FDA cancelou a autorização de uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A entidade afirmou que não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ser eficazes".

Em 17 de junho de 2020, a OMS anunciou que o estudo “Solidarity Trial”, que investiga um tratamento eficaz e seguro contra a Covid, estava interrompendo as pesquisas com hidroxicloroquina. Naquele dia, a OMS publicou uma revisão afirmando “evidência muito baixa” de que a hidroxicloroquina seja eficiente contra a Covid-19, além de “poder resultar em um risco aumentado de eventos adversos durante os dias 14-28 em comparação com o tratamento padrão” e resultar “em pouca ou nenhuma diferença na mortalidade em comparação com o tratamento padrão”.

Um dia depois da suspensão da OMS, entretanto, o Ministério da Saúde ampliou o uso dos medicamentos: “A partir de agora, as orientações para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19 também se estendem a crianças e gestantes, que passaram a fazer parte dos grupos de risco. Esses medicamentos são indicados para casos leves, moderados e graves”, disse a pasta, em nota.

JULHO DE 2020 - Em julho, uma pesquisa feita nos Estados Unidos reforçou o achado de que a hidroxicloroquina não funcionava em casos leves de Covid. No mesmo mês, um ensaio coordenado pela Universidade de Oxford associou a hidroxicloroquina ao agravamento de casos de Covid-19 e mortes.

No dia 10 de julho, a OMS reafirma que não conseguiu "demonstrar um benefício claro' do uso da cloroquina; Ainda no mesmo mês, no dia 22, dois novos estudos publicados na 'Nature' mostraram que a cloroquina e hidroxicloroquina eram ineficazes para Covid.

SETEMBRO DE 2020 - Em setembro, Didier Raoult foi denunciado na França por promoção inadequada da hidroxicloroquina.

OUTUBRO DE 2020 - Em 15 de outubro, a OMS reafirmou a ineficácia da hidroxicloroquina para Covid em um relatório.

JANEIRO DE 2021 - Em janeiro deste ano, Raoult e os outros autores da primeira pesquisa, de março de 2020, escreveram uma nova análise em resposta a um artigo que apontava que a literatura científica disponível não apoiava o uso de hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes com Covid. Os franceses "concordam com colegas que excluir 6 pacientes de nossa análise pode ter enviesado os resultados". Eles refizeram a análise com os 42 pacientes que deveriam ter entrado na primeira versão do estudo. Segundo os pesquisadores, a necessidade de suporte de oxigênio, transferência para UTI e óbito não diferiu significativamente entre os pacientes que receberam hidroxicloroquina com ou sem azitromicina e em controles com apenas cuidados padrão (sem nenhum dos dois remédios).

MARÇO DE 2021 - Em 1º de março deste ano, a OMS divulgou novas diretrizes, apontando que a hidroxicloroquina não deveria ser usada como prevenção contra a Covid.

Em 23 de março, a Associação Médica Brasileira (AMB) mudou de posicionamento sobre a hidroxicloroquina e disse que o medicamento – junto com outros do chamado "kit Covid" – deveria ser banido do tratamento da Covid-19.

MAIO DE 2021 - Em maio deste ano, o Ministério da Saúde apagou do site oficial uma nota na qual recomendava, entre outras coisas, o uso da cloroquina contra a Covid-19. Segundo a pasta, a orientação seria submetida a nova análise e atualizada. O documento foi elaborado em 2020, durante a gestão de Pazuello. Após apagar a nota, O TCU determinou que o ministério explique por que apagou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas