Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Saúde começa nesta segunda envio de vacinas para AL e outros estados

Ministro disse que poderia 'num ato simbólico de marketing' iniciar a primeira dose 'em uma pessoa', mas não o fez por respeito a prefeitos, governado

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o governo começa a partir das 7h desta segunda-feira (17) a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para Alagoas e outros estados do país. O plano de vacinação de Maceió prevê que a vacinação será iniciada nos hospitais estaduais 24 horas após o recebimento das doses. Já nos municípios, a imunização deve iniciar em 48 horas.

"Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus", afirmou, referindo-se à aprovação da Coronavac e a da Universidade de Oxford pela Anvisa.

Leia também

O ministro da Saúde falou ainda sobre a aplicação da primeira dose da vacina e afirmou que  é "uma questão jurídica" e está "em desacordo com a lei". "Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso", acrescentou o ministro.

Aprovação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em "Diário Oficial".

Depois da aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac na tarde deste domingo (17). A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.

Plano Maceió

A Prefeitura de Maceió informou, na última sexta-feira (13), que prevê vacinar mais de 66 mil pessoas do grupo prioritário para a imunização contra a Covid-19. Os primeiros a serem vacinados na Capital serão os profissionais de saúde, cerca de 42.390 pessoas, idosos acima dos 60 anos acolhidos nas Instituições de Longa Permanência (Ilpis); e pessoas com mais de 75 anos (24.332 pessoas).

Após a aprovação da Anvisa, o governo de Alagoas disse que a expectativa é que a vacina chegue nesse primeiro momento. De acordo com publicação nas redes sociais, o Ministério da Saúde deverá encaminhar as doses correspondentes aos alagoanos nesta segunda-feira (17).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas