Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Satélite israelense vai ajudar na segurança da Olimpíada no Rio

Eros-B tem capacidade de definição de imagem de até 70 cm do chão. Satélite ficará disponível, de forma experimental, por quatro meses

A tecnologia israelense ajudará a observar e monitorar as principais áreas olímpicas durante os Jogos 2016, no Rio a partir de agosto. Com câmeras de alta resolução, o satélite Eros-B será um dos instrumentos de segurança em atuação na Olimpíada com capacidade de mostrar objetos com menos de 70 centímetros sobre a superfície terrestre. O satélite já está operando na órbita brasileira.

Vídeo demonstrativo do Ministério da Defesa mostra o satélite sobrevoando a região das praias cariocas, o aeroporto do Galeão e as principais instalações olímpicas como o estádio do Maracanã, na Tijuca, Zona Norte e toda a região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste (assista ao vídeo acima).

Leia também

De acordo com a Defesa, o satélite ficará disponível, de forma experimental, por quatro meses, realizando o reconhecimento do espaço aéreo e oferecendo auxílio para os meios de defesa aérea identificarem possíveis ameaças. As imagens geradas serão enviadas para os órgãos de inteligência brasileiros, responsáveis pela segurança durante a Olimpíada.

Segundo as autoridades de segurança, as informações geradas pelo equipamento poderão auxiliar, por exemplo, o deslocamento para atender a possíveis chamados durante a Olimpíada. Será possível fazer envio de aviões e reforço policial por terra para os locais onde houver necessidade de reforço de segurança.

Atualmente, o Eros-B está em uma órbita de 520 quilômetros da terra. De acordo com a Força Aére Brasileira, em breve, ele deverá operar a uma altitude de 450 quilômetros, o que alterará a definição de 70 para 50 centímetros, aumentando a capacidade de identificação.

Segurança nos Jogos

Em maio, o Ministério da Defesa anunciou que o efetivo de miliatares durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seria de 38 mil militares. Somente no Rio de Janeiro, 20 mil homens vão trabalhar.

Os outros 18 mil militares vão fazer a segurança das cinco cidades onde haverá disputas de futebol (Belo Horizonte, Brasília, Manaus, São Paulo e Salvador).

No total, o ministério e as secretarias de Segurança Pública do Rio e dos estados envolvidos deverão contar com 85 mil homens. Dos R$ 704,4 milhões destinados pelo governo federal ao Ministério da Defesa para a segurança dos Jogos desde 2014, R$ 240 milhões serão investidos no custeio das operações.

Jogos

Os Jogos Olímpicos do Rio serão realizados entre 3 e 21 de agosto de 2016. Nos jogos, 10,5 mil atletas de 206 países disputam 306 provas de 42 modalidades, sendo golfe e rúgbi as novidades nesta edição das Olimpíadas. As paralimpíadas vão ser realizadas entre 7 e 18 de setembro de 2016.

São esperados 4,35 mil atletas de 176 países distribuídos nas 23 modalidades em que disputam 528 medalhas. Nesta edição, a canoagem e o triatlo são esportes estreantes.

Esta será a 16ª edição dos Jogos Paralímpicos, que foram disputados oficialmente pela primeira vez em Roma, na Itália, em 1960. Em 2016, será a primeira vez que os jogos serão realizados na América do Sul.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas