Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Rio é a primeira capital a liberar o uso total de máscaras

Prefeitura anunciou que será dispensado o uso obrigatório de máscaras em locais fechados. Passaporte vacinal será mantido na cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro liberou totalmente o uso de máscaras na cidade, em locais abertos e fechados. A decisão veio após reunião do Comitê Científico do município, na manhã desta segunda-feira (7). A medida passa a valer a partir de terça-feira (8/3), quando será publicada no Diário Oficial.

As máscaras já estavam liberadas em locais abertos desde outubro de 2021, mas, em ambientes fechados, seu uso permanecia obrigatório. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, anunciou a desobrigação da proteção e justificou que os números de casos graves e internações de Covid-19 estão em constante queda.

Leia também

“Considerando o panorama epidemiológico que temos atualmente, a menor taxa de Covid desde o começo da pandemia, nosso Comitê Científico pode recomendar a desobrigação do uso de máscaras na cidade. Os indicadores dão muita segurança para essa medida, temos muita segurança para desobrigar”, afirmou o secretário em entrevista coletiva nesta manhã.

A prefeitura já havia comunicado uma possível liberação desde a última semana. A reunião estava marcada para o dia 14, mas, a pedido do prefeito, Eduardo Paes, foi antecipada para a manhã desta segunda. A recomendação é que pessoas não vacinadas, com imunossupressão e com comorbidades façam uso do acessório de proteção.

“A gente ainda recomenda que pessoas que tenham imunossupressão, comorbidades e não vacinados continuem usando máscaras. Pessoas com sintomas respiratórios devem seguir com o uso de máscaras também”, disse Soranz.

Passaporte vacinal

O Comitê Científico também decidiu esperar para liberar a exigência do passaporte vacinal. Segundo os especialistas, a cidade deveria atingir o percentual de 70% da população imunizada com o reforço para que este cenário acontecesse, justamente para não desestimular a dose de reforço.

Em seu perfil no Twitter, Eduardo Paes afirmou que a população e os turistas serão desobrigados a apresentar a carteira de vacinação daqui a três semanas.

“Cumprindo as determinações do Comitê Científico, amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados. Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em três semanas acabamos também com o passaporte”, escreveu o prefeito.

Flexibilização independente

O Governo do Rio permitiu, na última quinta-feira (3), que cada um dos 92 municípios fluminenses decidam, de forma independente, a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, inclusive os fechados.

Já na sexta (4/3), o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou, em boletim oficial, um decreto que desobriga o uso da proteção.

Boletim oficial de Duque de Caxias afirma que “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia da Covid-19, em local aberto ou fechado”. No entanto, o texto enfatiza que “o caso não se aplica às pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas com o coronavírus durante o período de transmissão”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas