Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

"Eu tinha que estar na praia", diz Bolsonaro sobre decisão do STF

Mais uma vez, presidente se esquivou de responsabilidade sobre a pandemia. Supremo já disse que não tirou poderes do governo federal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar nesta sexta-feira (15/1) que o Supremo Tribunal Federal (STF) tirou a responsabilidade do governo federal sobre a pandemia, ao decidir que estados e municípios têm poder para impor regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da Covid-19.

"Pelo STF, eu tinha que estar na praia, tomando uma cerveja. O Supremo falou isso para mim", declarou o presidente, durante entrevista ao Brasil Urgente, da TV Band.

Leia também

Desde o início da pandemia, Bolsonaro é questionado sobre o papel que vem exercendo no combate ao novo coronavírus. Em resposta, ele costuma alegar que governadores e prefeitos é que devem ser cobrados.

No ano passado, o ministro Luiz Fux, do STF, ressaltou que a Corte não eximiu o governo federal de suas responsabilidades, apenas "reforçou a competência dos Executivos".

"O Supremo não exonerou o Executivo federal das suas incumbências porque a Constituição Federal prevê que, nos casos de calamidade, as normas federais gerais devem existir. Entretanto, como a saúde é direito de todos e dever do estado, num sentido genérico, o estado federativo brasileiro escolheu o estado federado em que os estados têm autonomia política, jurídica e financeira", destacou Fux.

"Às vezes, o que serve a União não serve para municípios. A União continuará com sua responsabilidade", continuou o ministro do STF.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas