Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Casa busca parcerias para oferecer saúde a trans e travestis em vulnerabilidade

Inspiração veio a partir da visita de uma médica ginecologista à Casa das Travestis, no Guará

A Casa das Travestis, projeto voltado para mulheres trans e travestis que tiveram quebra de vínculo familiar após a transição, busca parceria com profissionais de saúde para realizar atendimentos a essas pessoas em situação de vulnerabilidade

“A ideia é procurar parcerias com faculdades de medicina e transformar em projeto de extensão”, explica a organizadora da proposta, Isis Gabriela Silva, 25 anos.

Leia também

A inspiração veio a partir da visita de uma médica ginecologista à casa, ocorrida na terça-feira (20/7). A profissional de saúde prestou atendimento gratuito para as oito mulheres que estavam no local, solicitando exames e avaliando a saúde delas de maneira geral. “Queremos ampliar esse atendimento dentro da proposta”, relata Isis.

A organizadora pretende criar uma rede de apoio por meio da ajuda de profissionais dispostos a prestarem atendimentos médico e psicológico para as mulheres da Casa das Travestis. Para isso, conta, está disposta a fazer da própria residência um “ambulatório”.

O que é a Casa das Travestis

O projeto de Isis é pessoal e, como ela mesma explica, não se trata de uma organização não governamental (ONG). Além de ceder o próprio apartamento, no Guará, para moradia temporária de trans e travestis, ela ajuda o grupo com cestas básicas, vestuário e alimentação.

Isis estuda comunicação social na Universidade de Brasília (UnB) e, com o dinheiro do estágio, mantém o projeto de pé. “Uso meu salário do estágio, que é de R$ 1,2 mil, para manter a casa. Mas fica muito pesado, porque só o aluguel é R$ 1.150”, explica.

O objetivo da comunicadora é usar sua agência de comunicação, Las Monas, para manter a Casa das Travestis. A empresa é voltada à inclusão do público LGBTQIA+ no mercado de trabalho da comunicação e presta serviços de gerenciamento de mídia, marketing, design e produção de eventos. Isis ressalta que, desde que começou a divulgação do projeto, já conseguiu avanços: duas mulheres abrigadas pela casa conseguiram emprego.

“Dói não conseguir comprar um pão ou ter de escolher se almoça ou janta, porque você não tem condições. Toda vez é isso. A gente já ouviu que o problema é que não queremos trabalhar; já ouvi coisas do tipo: ‘por que vocês não se prostituem?’. Não queremos ser mais um corpo na prostituição. Por que esse é o único espaço que nos é oferecido? Eu sou capaz”, desabafa.

Como ajudar

Contribuições podem ser feitas por meio de um PIX para o número (61) 99973-3356, sobrenome Silva Souza. Depois de realizada a transferência, envie o comprovante para Isis no telefone (61) 9693-1402. Isis também agradece a participação de todos que colaboraram na última rifa realizada pela casa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas