Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Brasil teve 131 assassinatos de pessoas trans em 2022, diz relatório

Já é o 14° ano seguido que o Brasil ocupa a 1ª posição entre os países que mais matam pessoas trans e travestis

Em 2022, o Brasil registrou 131 assassinatos de pessoas trans. O número consta em relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), divulgado nesta quinta-feira (26), e mantém o país na 1º posição entre os que mais matam pessoas transexuais e travestis. É o 14º ano consecutivo que o país lidera o ranking, formado por 80 países.

A Antra estima que, entre 2017 e 2022, período em que a associação assumiu a apuração dos dados, foram 912 registros de assassinatos de pessoas trans e não binárias brasileiras.

Leia também

O relatório aponta uma leve queda em relação ao período anterior. Em 2021 foram registrados 140 assassinatos, 9 a mais que 2022, o que representa uma queda de cerca de 6%.

O mês com maior número de mortes foi fevereiro, que acumulou 20 registros. Já o mês de abril ficou em 2º lugar, com 16 vítimas. A associação, porém, ressaltou que pode haver subnotificações, tendo em vista a escassez de informações oficiais.

“Em números absolutos, Pernambuco foi o estado que mais matou a população trans em 2022, com 13 assassinatos, saindo da 5ª posição para assumir o primeiro lugar”, diz o relatório.

A Associação Nacional de travestis e Transexuais do Brasil alerta para a idade precoce das vítimas, uma vez 89% delas têm até 40 anos. “A maioria é negra, empobrecida e reivindica ou expressa publicamente o gênero feminino”, descreve

O relatório foi entregue, nesta quinta-feira (26/1), ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, em cerimônia. O evento ainda contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Silvio Almeida afirmou que ter acesso ao relatório permite pensar em como solucionar o problema da violência contra as pessoas trans no Brasil e reforçou a necessidade de uma parceria com o Ministério de Igualdade Racial.

O ministro ainda afirmou haver um “compromisso em nível institucional do Estado brasileiro para superação da desigualdade, da discriminação e dessa violência que o relatório estampa”

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas