Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Acordo incentiva municípios brasileiros a acolherem pessoas venezuelanas

Governo federal disponibilizará programas, políticas e ações aos interessados

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil assinou, na quarta-feira (2), em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o governo federal, um protocolo de intenções para incentivar municípios brasileiros a acolherem pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela. O objetivo é ampliar a assistência humanitária com foco na integração à sociedade e à economia brasileiras.

A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos ministros das pastas que compõem o Comitê Federal de Assistência Emergencial. O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, representou as 26 agências especializadas, fundos e programas, incluindo as signatárias do protocolo: Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA).

Leia também

"A parceria com a Confederação Nacional dos Municípios é uma conquista nesse processo, por sua capacidade única de sensibilizar e mobilizar os municípios brasileiros para a recepção de pessoas refugiadas e migrantes. Esses municípios terão a oportunidade de integrar à sua população pessoas que aportam capacidades, formações e experiências profissionais variadas", afirmou o coordenador-residente.

O acordo inaugura a segunda fase da Operação Acolhida, focada na interiorização e parceria com os municípios. O intuito é que gestores e cidadãos brasileiros sejam sensibilizados para receber essas pessoas. Para apoiar os municípios, o governo federal disponibilizará programas, políticas e ações aos interessados.

"Precisamos nos unir para dar maior vazão à interiorização. Apoiar esse projeto é uma ação de cidadania e humanidade. É lá, em nossas cidades, que tudo começa. O Brasil é uma nação acolhedora, nós somos um país acolhedor e juntos vamos encontrar uma solução", destacou o presidente da CNM, Glademir Aroldi. A entidade representa 5.568 municípios do país.

A estratégia de interiorização

A interiorização tem o suporte não só do ACNUR e da OIM, que coordenam o apoio da ONU ao governo brasileiro, mas também do UNFPA, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ONU Mulheres, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que estão envolvidos na resposta humanitária.

O intuito da estratégia é reduzir o impacto do fluxo de venezuelanos e venezuelanas em Roraima e, ao mesmo tempo, proporcionar melhores condições de integração para os que querem permanecer no Brasil.

Uma das beneficiárias da Operação Acolhida e da estratégia de interiorização, Yuly Margarita Teran descreveu a importância da ajuda brasileira. Ela chegou ao Brasil em 2017, deixando os filhos e a família, com a promessa de dar uma vida melhor a eles. Yuly chegou a Boa Vista (RR), foi acolhida e, em seguida, interiorizada para Brasília (DF), onde começou a trabalhar. "Olhar para a Venezuela como o Brasil está fazendo é uma atitude que vem do coração", disse.

A interiorização é voluntária e oferece a oportunidade para que pessoas refugiadas e migrantes viagem a outras cidades do país, de forma a se inserir socioeconomicamente e construir uma nova trajetória de vida. Desde o começo da estratégia, em abril de 2018, até agosto deste ano, mais de 14 mil venezuelanos e venezuelanas foram interiorizados para ao menos 250 cidades brasileiras.

A resposta humanitária brasileira

A Operação Acolhida, instituída em abril de 2018, é a força-tarefa do governo federal responsável por coordenar a resposta ao fluxo migratório da Venezuela. O Sistema ONU e a sociedade civil apoiam os três eixos da operação: ordenamento de fronteira; acolhimento e interiorização.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas