Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Humildade: o diferencial invisível dos grandes líderes

Longe de ser sinônimo de fraqueza, a humildade se revela como um ativo estratégico para líderes de alto desempenho


			
				Humildade: o diferencial invisível dos grandes líderes
Bárbara Nogueira é Diretora, Career Advisor & Headhunter da Prime Talent. Arquivo pessoal

Em um cenário corporativo cada vez mais volátil, onde a inovação dita o ritmo e os resultados são exigidos em tempo real, um traço silencioso vem se consolidando como o verdadeiro segredo dos líderes mais admirados: a humildade.

Longe de ser sinônimo de fraqueza, a humildade se revela como um ativo estratégico para líderes de alto desempenho — especialmente aqueles que ocupam cargos no topo das organizações. Enquanto muitos ainda associam liderança à autoridade, controle e respostas prontas, os líderes que realmente se destacam são os que reconhecem que não têm todas as respostas. Eles escutam mais, aprendem continuamente e valorizam as pessoas ao seu redor.

Leia também

Para CEOs, diretores e líderes C-Level, a capacidade de se conectar com suas equipes, delegar com confiança e incentivar o protagonismo individual são atitudes que geram impacto direto nos resultados. Essa forma de liderança não controla, mas empodera. Não centraliza, mas multiplica. E, acima de tudo, constrói uma cultura organizacional baseada em confiança, colaboração e crescimento coletivo.

Executivos que adotam essa postura são vistos não apenas como gestores, mas como verdadeiros formadores de cultura. Eles pavimentam o caminho para ambientes onde o aprendizado contínuo, a escuta ativa e o respeito às diferentes perspectivas tornam-se práticas cotidianas — e não slogans vazios.

A liderança eficaz do século XXI exige mais do que visão estratégica. Exige humanidade. E nesse sentido, a humildade não é apenas uma virtude pessoal — é uma vantagem competitiva. Ela permite que líderes se adaptem com mais rapidez, tomem decisões com mais clareza e construam relações duradouras com suas equipes, pares e stakeholders.

Em tempos de transformação constante, o líder que inspira é aquele que serve. Que apoia. Que constrói com propósito. E que entende que o verdadeiro poder da liderança está em fazer os outros crescerem. Porque no fim das contas, liderança não se trata de status. Se trata de impacto.

Bárbara Nogueira é Diretora, Career Advisor & Headhunter da Prime Talent, empresa presente em 27 países pela Agilium Group. Ao longo de sua carreira já avaliou mais de 15 mil executivos de alta gestão. É Conselheira de Administração pela Fundação Dom Cabra | FDC e do ChildFund Brasil. Ela possui certificação de Executive Coach pela International Association of Coaching, é especialista em Microexpressões e Programação Neuro-linguística e possui vivência Internacional na Inglaterra e USA.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.

Relacionadas

X