Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Direitos dos Pacientes: O paciente como sujeito de direito e não como mero objeto da Medicina.

Todo o paciente tem o direito de gravar a consulta médica, com ou sem anuência do médico

Nos primórdios da civilização, a medicina era vista como uma arte suprema. O ato de curar era idealizado como um dom divino. O médico, taxado como um ser inalcançável, ocupava uma posição de superioridade em relação a seus pacientes, e seus métodos de cura não eram sequer questionados. Suas determinações eram apenas cumpridas. Não se falava em autonomia do paciente, tomada de decisões compartilhadas.Enfim, o médico era responsável por todas as decisões e conseqüências da saúde do paciente.

Eis, então, o momento em que história começa a mudar. O paciente passa a ter voz ativa na relação médico-paciente, sendo considerado um sujeito de direitos, protagonista dos serviços de saúde e, principalmente, passa a ser também um tomador de decisões e fazedor de escolhas.

Leia também

Com isso, deixa o paciente e a sua saúde de ser um mero objeto da medicina, sendo hodiernamente reconhecido como sujeito de direito, assim fez-se necessário estabelecer um conjunto de normas que regem as relações entre os provedores e usuários de saúde, independente de estes comporem o serviço público ou privado.

Vêem-se alguns desses direitos:

1- Direito à informação:

O paciente e/ou o seu representante legal têm direito pleno a toda informação referente à sua saúde, às possibilidades de tratamento, ao não tratamento, às alternativas disponíveis e aos benefícios e malefícios implícitos em cada uma destas.

As informações devem ser explanadas de maneira que possam ser entendidas pelo seu receptor de acordo com o seu grau de entendimento. Aqui, não basta que a informação tenha sido, apenas, compartilhada. As informações sobre o diagnóstico, tratamento e alternativas devem ser explicadas de maneira a serem compreendidas pelo paciente.

2- Direito de gravar consultas médicas:

Todo o paciente tem o direito de gravar a consulta médica, com ou sem anuência do médico.

Frisa-se que o ato de gravar a consulta sem a autorização do médico, em si, não é ilícito, tendo em vista que a gravação, modalidade aqui mencionada,caracteriza-se quando um dos interlocutores grava o próprio diálogo com outro interlocutor, independente do consentimento deste.

Também vale à pena destacar dois pontos essenciais: Caso perceba a gravação, o médico não está obrigado a realizar a consulta, com exceção de ser um atendimento de emergência ou urgência, e o paciente não deve disponibilizar a gravação em redes sociais ou imprensa sem a autorização do médico, sob pena de responder judicialmente pela conduta.

No mais, caso você deseje realizar a gravação da consulta, recomenda-se que tal medida seja informada ao profissional de saúde. A relação paciente/médico é pautada na boa-fé e confiança mútua. Uma boa comunicação entre as partes estabelecerá um ambiente confortável e de segurança.

3- Direito à cópia do prontuário médico:

O prontuário médico é do paciente. Ao profissional de saúde e/ou estabelecimento de saúde cabe, apenas, sua elaboração e guarda devendo ser fornecida cópia integral do documento sempre que for solicitada pelo paciente ou seu representante legal.

Em caso de óbito do paciente, deve ser observada a seguinte ordem de vocação hereditária: 1) Cônjuge/companheiro(a); 2) Filhos, netos e bisnetos (descendentes); 3) Pais, avós e bisavós (ascendentes); 4) Irmãos (colaterais de segundo grau); 5) Sobrinhos/tios (colaterais de terceiro grau); 6) Sobrinhos-netos/tios-avós/primos (colaterais de quarto grau).

Caso o médico (aqui podemos citar, também, os odontólogos) ou a instituição de saúde neguem o acesso a este documento, poderá ser ajuizada uma ação judicial para garantir o direito do paciente.

4- Direito de recusar tratamento e procedimentos:

A recusa terapêutica é um direito do paciente e deve ser respeitado pelo médico, desde que o paciente tenha plena capacidade civil, esteja ciente dos riscos e conseqüências de sua decisão.

Para ter validade, a recusa deve ser voluntária (não deve haver influência dos profissionais de saúde ou familiares) e a paciente não pode estar, também, sob a interferência de suas emoções. Além disso,a recusa poderá ser revogada a qualquer momento.

Por outro lado, o médico tem o direito de não atender o paciente em caso de recusa terapêutica, salvo situações de urgência e emergência. Nesse caso, o paciente deverá ser encaminhado para a assistência de outro médico e o fato deverá ser registrado no prontuário médico.

Por fim, cumpre registrar, que o paciente teve seu status jurídico completamente modificado ao longo dos anos. O reconhecimento do paciente como um sujeito de direito o coloca como sendo o alvo de toda a atenção médica, garantindo melhorias aos cuidados de saúde, decisões compartilhadas levando em consideração a experiência deste sobre sua vida e corpo e, principalmente, estabelece uma relação de igualdade na relação médico-paciente. Aqui, não existe um protagonista, e sim uma paridade entre os direitos e deveres de ambos.

Instagram: @leticiaalbergaria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas