Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARAPIRACA E REGIÃO

Traipu suspende festejos juninos após recomendação do Ministério Público

Recomendação do Ministério Público é acatada e festejos juninos são suspensos em Traipu

Devido às fortes chuvas que atingem Alagoas desde a última semana, o município de Traipu, localizado no Agreste do estado, acatou a recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) em suspender a programação de todos os festejos juninos na cidade.

O promotor de Justiça Lucas Mascarenhas ressaltou, por meio de um documento, os estragos causados pelas fortes chuvas, bem como a necessidade de se empregar os recursos públicos para garantir os direitos dos munícipes em diversas áreas.

“As fortes chuvas, nesse ano de 2022, infelizmente ocasionaram diversos danos humanos e materiais. Muitos cidadãos perderam suas residências, bem como seus bens. Além disso, registramos danos em logradouros públicos, ruas e estradas. Desse modo, diante da gravidade da situação, o foco deve ser a concentração dos recursos públicos no apoio às famílias desabrigadas e no reparo dos bens públicos afetados (escolas, postos de saúde, praças, ruas etc). Razão pela qual, a realização dos festejos juninos com recursos públicos perdeu todo o sentido, dada a grandeza imperiosa das prioridades de valor constitucional ora mencionadas”, explica Mascarenhas.

Artigos Relacionados

O prefeito da cidade, Manuel Lucas Kummer, em resposta à Recomendação, enviou ofício ao membro ministerial demonstrando que teria sido acatada.

No documento, Kummer diz que, “diante do cenário atual provocado pelo volume das fortes chuvas que atingiram o Município de Traiu, decidimos cancelar os eventos festivos alusivos ao São João de 2022. Com efeito, insta destacar que os próximos festejos estão marcados apenas para o final do mês de junho (23/24/25), contudo, diante da atual situação em que nos encontramos, optamos por direcionar os recursos destinados ao referido festejo à salvaguarda dos direitos básicos das famílias afetadas por este desastre natural”.

Após orientação do MPAL, outros municípios também suspenderam suas programações juninas. Até a última segunda-feira (30), eram contabilizados 33 municípios, todos com decretos de emergência, praticamente inundados, e havia 18 mil pessoas desalojadas vítimas das fortes chuvas em Alagoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas