Operação flagra furto de energia que atenderia 800 casas por um mês

Instalação desviava o consumo das bombas submersas para captação de água e irrigação da propriedade, em Palmeira dos Índios

Uma operação realizada no município de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, flagrou um furto de energia por parte de uma indústria do ramo de laticínio. A ação aconteceu nessa sexta-feira (9). A estimativa é que foram desviados em torno de 135.000 kWh, o que daria para atender mais de 800 residências de médio porte, durante um mês inteiro.

Segundo a Equatorial Energia, a unidade consumidora estava desligada desde o ano de 2019. Contudo, na inspeção, a equipe constatou que havia uma rede trifásica, com transformador de 15kVA, instalado e conectado à rede elétrica, sem passar pelo equipamento de medição, responsável por registrar o consumo de energia.

"A instalação indevida desviava o consumo da energia das bombas submersas para captação de água e irrigação da propriedade. No momento da operação, os responsáveis pela fábrica ainda tentaram descaracterizar o fato, alegando o não uso irregular da energia, porém não houve tempo suficiente para desmontar as instalações e a PM instaurou o flagrante", informou a distribuidora.

Diante da ocorrência, o responsável pela manutenção elétrica do laticínio foi conduzido para a Central de Flagrantes de Arapiraca, onde o estabelecimento foi autuado e os demais procedimentos cabíveis foram realizados. Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso.

A operação "Gato Dourado" foi realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, e com apoio da Equatorial Energia.

*com informações da assessoria.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p