
O programa Mais Água Alagoas, iniciativa do Governo do Estado que busca promover a universalização do acesso à água, estará em destaque durante o Summit Água, evento promovido pela Organização Arnon de Mello (OAM) na próxima segunda-feira (24), no Centro de Convenções de Maceió, bairro do Jaraguá.
O encontro reunirá especialistas, autoridades públicas e representantes das concessionárias de saneamento para debater os impactos econômicos e sociais da ampliação do acesso à água e esgotamento sanitário em Alagoas.
Leia também
Um dos destaques da programação é a participação do secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, cuja pasta é responsável pelo Mais Água Alagoas.
Para Vítor Pereira, o Gazeta Summit Água será fundamental para promover “soluções inovadores para os desafios do saneamento” no Brasil e, principalmente, em Alagoas.
“O tema do encontro é extremamente relevante, pois o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário de qualidade são pilares para a saúde pública e o bem-estar da nossa população e tem sido uma prioridade no Governo de Alagoas” afirmou Vitor.
Estudo inédito será apresentado
Durante o evento, será apresentado o estudo “Benefícios Econômicos do Saneamento em Alagoas”, encomendado pela OAM e desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil. A pesquisa traça um panorama da evolução da infraestrutura de saneamento no estado entre 2005 e 2022, com projeções até 2040, e evidencia ganhos em saúde, produtividade, turismo, valorização imobiliária e economia com a universalização do serviço.
“O objetivo é trazer dados, informação e conhecimento relevantes para a gente entender como o acesso ao saneamento pode mudar a vida das pessoas e impactar, inclusive, na economia local e regional”, explicou Luana Pretto, presidente Executiva do Trata Brasil.
Painéis e palestras
A programação conta com debates técnicos e institucionais, com a participação de representantes da Casal, BRK, Sanama, Verde Alagoas, Arsal, AMA, ANA e do Banco do Nordeste. A palestra de encerramento abordará o tema “Desburocratização e Acesso Facilitado a Recursos para Universalizar o Saneamento”.
“Essa discussão será bastante proveitosa sobre as políticas de segurança hídrica e também as diretrizes de investimento em saneamento e em água e esgoto no estado de Alagoas”, afirmou o diretor-presidente da Casal, Luiz Neto.
📅 Programação do Summit Água – 24 de março
📍 Centro de Convenções de Maceió – Jaraguá
• 8h – Credenciamento
• 9h – Painel 1: Apresentação do estudo “Benefícios da Expansão do Saneamento em Alagoas”
Com Luana Pretto e Fernando Freitas (Instituto Trata Brasil)
• 10h – Painel 2: “O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório”
Participantes: BRK, Sanama, Verde Alagoas, Mais Água Alagoas, Casal, Arsal, AMA, ANA
• 11h15 – Coffee break
• 11h45 – Palestra final: “Desburocratização e Acesso Facilitado a Recursos para Universalizar o Saneamento”
Palestrante: Luiz Abel Amorim (BNB)