Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > MOZART LUNA
Imagem ilustrativa da imagem Defesa Civil de Maceió determina que Braskem suspenda perfuração em área de tremor

BLOG DO
Mozart Luna

Defesa Civil de Maceió determina que Braskem suspenda perfuração em área de tremor


			
				Defesa Civil de Maceió determina que Braskem suspenda perfuração em área de tremor

A Defesa Civil de Maceió determinou a interrupção dos trabalhos de perfuração de responsabilidade da mineradora Braskem na área das minas que estão sendo preenchidas no bairro do Mutange. A decisão ocorre após a confirmação de um evento sísmico ocorrido na manhã desta sexta-feira (4). Técnicos da Braskem foram convocados para uma reunião na sede do órgão.

De acordo com os sismógrafos e aparelhos de DGPS, que compõem a rede de monitoramento desses bairros, o evento ocorreu próximo ao prédio do Hospital Psiquiátrico José Lopes, onde a mineradora Braskem, apontada pelo Serviço Geológico do Brasil como causadora do afundamento do solo, realiza o trabalho de preenchimento das cavidades dos poços.

Durante uma reunião, que ocorreu na tarde de hoje, os técnicos da mineradora afirmaram para a Coordenação da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) que duas das atividades desenvolvidas pela empresa para o preenchimento das minas podem ter provocado o evento.

Os técnicos da Braskem explicaram que equipes estavam perfurando um dos poços, que está a aproximadamente 700 metros de profundidade, para poder proceder com o preenchimento das cavidades, ação que ocorre numa cavidade vizinha.

A segunda hipótese é de que um tubo que era usado na extração de sal-gema, que estava dentro da cavidade, pode ter se deslocado e provocado o sismo. As atividades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento.

Os equipamentos apontam ainda que não houve registro de movimentação de solo em outros pontos dos bairros afetado. Ainda de acordo com o Cimadec, o que os moradores dos bairros sentiram foi reflexo desse tremor.

Equipes de Brigadistas e da Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió estão realizando rondas e vistorias nas regiões próximas do local do epicentro do evento e das áreas no entorno do Mapa 04 de Linhas e Ações Prioritárias.

SECOM/MACEIÓ

Tags

X