Repercussão
Repercutiu no fim de semana a possibilidade de o prefeito JHC desistir de uma candidatura ao governo ou ao Senado, caso algumas condições sejam acordadas com a participação do Palácio do Planalto. A nomeação da procuradora Marluce Caldas, tia do prefeito, para o Superior Tribunal de Justiça seria o ponto mais relevante, além de acomodações políticas relacionadas às eleições do próximo ano.
Expectativa
Tudo pronto, as partes estariam aguardando a sinalização do Presidente Lula para dar sequência ao projeto, que traria vantagens para a família Calheiros — onde Renan Pai tenta a reeleição para o Senado e Renan Filho luta para voltar ao governo de Alagoas.
Precaução
Mesmo com o recesso parlamentar, a coluna fez contato com um influente deputado estadual que revelou amplas possibilidades de essas alternativas se concretizarem, especialmente com a participação direta de Lula.
Solução
O tema, contudo, é tratado com cautela entre os parlamentares, que preferem manter distância do noticiário e aguardar o avanço seguro das negociações.
Alívio no interior
A possibilidade de o acordo ser fechado nos próximos dias ameniza a disputa acirrada em diversos municípios do interior, que tem gerado preocupações aos órgãos de segurança. Com as composições firmadas, restariam apenas as definições sobre as candidaturas ao Senado.
Garantia
Para aliados políticos de Arthur Lira e Renan Calheiros, a disputa pelo Senado continuará intensa, com ambos os candidatos percorrendo os municípios alagoanos em busca de votos — cenário considerado mais fácil de administrar.
Ponto final
Em meio a trocas de acusações e denúncias de compra de votos, o Partido dos Trabalhadores realizou, no último domingo, suas eleições internas e elegeu a chapa liderada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros e Alê Costa, da “Renova PT”.
Acusações
Transporte de eleitores, compra de votos e distribuição de cestas básicas foram as práticas denunciadas ao longo do dia pela chapa “Coração Petista”, que considerou os episódios como “graves violações do Estatuto do Partido”.
Denúncia
Inconformados com a derrota, os adversários de Ronaldo Medeiros estão levando as denúncias à direção nacional do PT, embora nada deva ser alterado quanto ao resultado final do pleito.
Interrompido
A vitória de Ronaldo Medeiros, que assume a presidência do diretório estadual do PT, encerra um ciclo de domínio do deputado Paulão. Mesmo assim, Paulão segue firme na intenção de disputar uma das duas vagas ao Senado Federal.