Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > EDU LOBATO
edulobato

BLOG DO
Edu Lobato

Entenda porque você não deve malhar gripado.


			
				Entenda porque você não deve malhar gripado.

Febre, dor no corpo, infecção nas vias respiratórias e cansaço são os sintomas mais comuns da gripe, e atualmente também podem ser sintomas da covid-19. Portanto, para evitar que o vírus se espalhe, o ideal é não se exercitar em ambientes compartilhados.

Para além da contaminação, se exercitar com alguns desses sintomas pode piorar o quadro viral, já que neste momento, o sistema imunológico e o corpo estão trabalhando a todo vapor para combater a doença. O melhor a se fazer nesse cenário, é repousar e suspender os exercícios vigorosos até melhorar os sintomas – ou até ter liberação médica para voltar à ativa.

Após a gripe

Mesmo após a melhora do quadro, é comum que sintomas como a tosse e a secreção continuem presentes por até 30 dias! Neste caso, faça uma autoanálise. Se já se passaram alguns dias desde que a gripe passou, volte aos poucos, com exercícios mais leves e aumente o ritmo no seu tempo. Inclusive, a atividade física pode ajudar a combater a congestão nasal e a expelir essa secreção remanescente que causa a tosse.

Mas lembre-se de não burlar recomendações e nem forçar a barra, já que as consequências podem ser ainda piores. Sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório nessas horas, pode elevar o risco de hipertermia – devido ao aumento da febre –, síndrome de fadiga pós-viral, pneumonia e na pior das hipóteses, miocardite viral.

Os atletas se recuperam mais rápido

Se mesmo com a quantidade de informações já conhecidas sobre os benefícios de ser fisicamente ativo, você ainda não se convenceu, aqui vai mais um motivo para não desistir: quem se exercita se recupera mais rapidamente e manifesta sintomas mais leves tanto de gripe, quanto de resfriado.

Isso acontece porque a atividade física, se realizada com constância, fortalece o sistema imunológico. Sendo assim, se você tem dificuldade em persistir, conte com a ajuda de um instrutor físico para tornar o exercício mais dinâmico e personalizado.

Tags

X