O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi decisivo para garantir o apoio do PT ao pré-candidato do MDB à prefeitura de Maceió, Rafael Brito.
Lula ligou para Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e reforçou a importância da aliança entre MDB e PT em Maceió.
No PT, quem define os candidatos majoritários ou alianças em cidades com mais de 100 mil eleitores é o diretório nacional. A direção do partido já havia aprovado a coligação com o MDB em Arapiraca, declarando apoio ao prefeito Luciano Barbosa.
Em Maceió, o impasse persistia porque, apesar da sinalização da direção nacional, o partido decidiu manter a pré-candidatura de Ricardo Barbosa à prefeitura. Após o pedido de Lula, a decisão no diretório nacional foi saiu em votação realizada nesta segunda-feira (29/07) por ampla maioria: 16 votos a favor, dois contra e uma abstenção.
O MDB só deve comentar a decisão do PT depois de uma reunião com o presidente da direção municipal do partido em Maceió, Marcelo Nascimento. Isto porque, a nacional decidiu que o PT de Maceió fará a indicação do candidato a vice na chapa de Rafael Brito.
Um influente interlocutor do Palácio dos Palmares avalia que a decisão do PT nacional foi importante porque mantém a base de apoio ao presidente Lula unida em Alagoas: "estivemos juntos em 2022 e vamos manter nossa aliança nas eleições deste ano, garantindo um palanque unificado para o presidente Lula em nosso Estado", afirma.
"O próprio Lula pediu para a Gleisi que confirmasse a aliança. Ele sabe que estaremos juntos, não só nesta eleição, mas nas outras que virão", aponta o interlocutor.
Ao governador Paulo Dantas (MDB), o deputado federal Paulão (PT) assegurou que o partido em Alagoas irá respeitar a decisão do diretório nacional.
N a conversa com Dantasm, Paulão foi taxativo ao afirmar que "nosso inimigo é o JHC".