
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), provável candidato de Paulo Dantas à sua sucessão em 2026, defende a formação da federação partidária entre MDB e Republicanos. O movimento ganhou força após a federação entre o União Brasil e Republicanos.
Se confirmada esta federação, os Renans, especialmente Renan Filho, poderá ganhar forçar e desequilibrar o jogo partidário em Alagoas para 2026. Isso porque o Republicanos hoje está na oposição e seria um ponto de equilíbrio ou desequilíbrio para uma eventual chapa governista dependendo para onde a legenda vai formar aliança.
No jogo partidário hoje, a frente de oposição formada por JHC, Rodrigo Cunha e Arthur Lira tem maioria quando somado o número de deputados dos partidos aliados (veja abaixo). Dos 513 deputados federais, as legendas que estão no bloco oposicionista somariam cerca de 280 deputados. Ou seja, 55% do total. Isto representaria maior poder de fogo, por conta do maior tempo de televisão, maior fundo partidário e eleitoral.
Se o Republicanos fizer federação com MDB, a conta muda. A frente de oposição teria minoria, co cerca de 230 deputados dos 513, ou seja 45%, devendo a frente que se formará em torno de Renan Filho somar mais de 270 deputados federais.
A federação com o Republicanos pode, portanto, desequilibrar a favor de Renan Filho. Isso considerando o cenário de apenas dois grandes blocos partidários para 2026 em Alagoas como está se desenhando agora.
Talvez por isso ou por entender que partidos que não apostarem no caminho da federação poderão de fato encolher no próximo ano, Renan Filho vem defendendo publicamente a aliança com o Republicanos.
Para o ministro, formação da federação entre União Brasil e PP “induz” legendas que estavam em “patamar parecido” de assentos no Congresso a se unirem: “Conversei com o presidente Baleia Rossi, que me passava boas notícias acerca de uma federação entre MDB e republicanos […] desejo muita sorte aos presidentes Baleia e Marcos Pereira e vou ajudar no que for preciso neste diálogo”, disse.
“O partido que não se federar neste momento, não buscar entendimento com siglas que pensam parecido, mesmo que com uma diferença ou outra, vai ficar pequeno. E, em política, time pequeno joga em outra divisão. E o MDB não pode deixar de estar na série A, nem o Republicanos. Então, é um caminho único discutir a federação”, completou.
Veja o atual quadro partidário no Congresso Nacional após a oficialização do registro da federação União Progressista junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As bancadas nas duas Casas fica da seguinte maneira:
Câmara
Federação União Progressista: 109 deputados
PL: 91 deputados
Federação PT-PCdoB-PV: 80 deputados
MDB: 44 deputados
PSD: 44 deputados
Republicanos: 44 deputados
Federação PSDB-Cidadania: 17 deputados
PDT: 17 deputados
Podemos: 15 deputados
PSB: 15 deputados
Federação PSOL-Rede: 14 deputados
Avante: 8 deputados
PRD: 5 deputados
Novo: 5 deputados
Solidariedade: 5 deputados
Senado:
PSD: 14 senadores
PL: 14 senadores
Federação União Progressista: 14 senadores
MDB: 11 senadores
PT: 9 senadores
Podemos: 4 senadores
PSB: 4 senadores
Republicanos: 4 senadores
PDT: 3 senadores
PSDB: 3 senadores
Novo: 1 senador
Fique por dentro
Quem não federar fica pequeno, diz Renan Filho à CNN sobre MDB-Republicanos