Rogério Ceni e Marcos: fama corre o mundo
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) promove, pela terceira vez, uma pesquisa para eleger o jogador mais popular do mundo em atividade. A entidade apresenta em seu site uma lista com 100 atletas de 58 países, e os internautas fazem a sua escolha.
Entre os candidatos estão seis brasileiros, sendo que dois atuam no Brasil: os goleiros Marcos, do Palmeiras, e Rogério Ceni, do São Paulo. Completam a relação os meias Diego, do Werder Bremen, Kaká e Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e o atacante Robinho, do Manchester City.
"Para mim é uma surpresa, pois não me considero tão popular assim. Acho que só lá em Oriente, onde eu nasci, é que sou mais conhecido", brincou Marcos, em entrevista ao site oficial do Palmeiras.
"Mas fico feliz de ser lembrado por um órgão tão importante e por saber que meu nome aparece ao lado de tantos outros craques e atletas que já fizeram e continuam fazendo história no futebol", concluiu o pentacampeão mundial.
Os brasileiros têm como concorrentes atletas consagrados, como o inglês David Beckham, o argentino Riquelme, os portugueses Cristiano Ronaldo e Deco, o alemão Oliver Kahn, o italiano Totti e o goleiro espanhol Casillas.
Já o atacante Ronaldo, sem clube, não consta na lista. A entidade não considerou o brasileiro de 32 anos como um jogador em atividade.
Um ex-palmeirense que figura na pesquisa é o chileno Valdivia, atualmente no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O argentino Carlitos Tévez, ex-Corinthians, também concorre ao prêmio.
O resultado final será divulgado em janeiro de 2009, com números parciais em 31 de outubro e 30 de novembro. A votação ocorre até o dia 3 de janeiro.