Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > ARIVALDO MAIA
Imagem ilustrativa da imagem Há 61 anos, Palmeiras disputava última partida no Palestra Itália antes da reforma que originou Jardim Suspenso

BLOG DO
Arivaldo Maia

Há 61 anos, Palmeiras disputava última partida no Palestra Itália antes da reforma que originou Jardim Suspenso

Antigo Palestra Itália - (Foto: Acervo/Gazeta Press / Gazeta Esportiva)

Hoje com o moderno Allianz Parque, o Palmeiras já tinha no antigo Palestra Itália uma grande fortaleza contra os seus rivais. No último sábado, completou 61 anos da última partida do Verdão no estádio antes de uma das principais reformas que modificaram a estrutura da casa palmeirense.

No dia 17 de dezembro de 1961, o Palmeiras venceu o Jabaquara (antigo Hespanha) por 1 a 0, com gol de Vavá. Aquele foi o último jogo do Verdão no Palestra Itália, que só seria reinaugurado quase três anos depois.

Depois daquela partida, iniciaram-se as obras responsáveis por um dos principais processos de modernização do estádio. Nesta reforma, teve origem o tradicional Jardim Suspenso. O gramado foi elevado em cerca de três metros, com o objetivo de acabar com os alagamentos que ocorriam em dias de chuvas fortes.

Embaixo do campo de jogo, foram construídos os vestiários, além dos departamentos médico e administrativo. Assim, o Palestra Itália já ficava de cara nova em relação à estrutura anterior.

Para completar a obra e aumentar a capacidade do estádio, a arquibancada atrás do gol foi unida a uma das arquibancadas centrais, como uma espécie de ferradura. Assim, o Palestra Itália passou a ter capacidade de cerca de 40 mil pessoas.

A obra foi realizada a partir do dinheiro arrecadado com a venda do ponta esquerda Chinesinho. Avaliado na época como um dos atletas mais habilidosos, o camisa 10 palmeirense se transferiu para o Modena, da Itália, como uma das maiores transações da época.

Com a reforma que mexeu nas estruturas, o Palestra Itália só foi reinaugurado no dia 7 de setembro de 1964, com a vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre a Esportiva de Guaratinguetá, pelo Campeonato Paulista. Os gols foram marcados por Ademar Pantera e Rinaldo.

Depois desta que foi a segunda grande reforma, a casa palmeirense passou por outra obra estruturante muitos anos depois. Em 2010 tiveram início as obras para a construção do Allianz Parque, inaugurado em 2014.

Arivaldo Maia com Redação daGazeta EsportivaGazeta Esportiva

Tags

X