Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > ARIVALDO MAIA
Imagem ilustrativa da imagem Gana se vinga do Brasil nos pênaltis e leva título inédito

BLOG DO
Arivaldo Maia

Gana se vinga do Brasil nos pênaltis e leva título inédito

DESTA VEZ OS BRASILEIROS TIVERAM QUE APLAUDIR O BOM FUTEBOL DE GANA
DESTA VEZ OS BRASILEIROS TIVERAM QUE APLAUDIR O BOM FUTEBOL DE GANA

Em decisão nervosa disputada no Cairo International Stadium, no Egito, a seleção de Gana conseguiu segurar o ímpeto do Brasil durante 120 minutos, mesmo atuando com um jogador a menos desde o primeiro tempo, e conseguiu se vingar dos rivais, 16 anos depois da frustrante derrota na final do Mundial Sub-20. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, os africanos triunfaram por 4 a 3 nos pênaltis e levantaram o troféu da categoria pela primeira vez em sua história.

Com a conquista, Gana apaga as decepções das edições de 1993 e 2001, ano em que foram derrotados nas finais contra Brasil e Argentina, recordista de títulos com seis conquistas e vencedora nas duas últimas participações. Já o time verde e amarelo perde a chance de encostar nos maiores rivais e seguem com cinco títulos do torneio (1983, 1985, 1993 e 2003).

O inédito título ganês representa também a primeira vez em que uma nação africana sobe no lugar mais alto do pódio no Mundial Sub-20. Além dos campeões, que haviam batido na trave em duas ocasiões, a Nigéria também coleciona duas finais em outras edições, mas caiu em 1989 para Portugal e em 2005 para os argentinos.

Depois do insistente empate nos 120 minutos anteriores, Alan Kardec, Giuliano e Douglas Silva converteram para o Brasil, enquanto do lado dos ganeses, Ayew, Inkoom, Adiyah e Badu foram às redes e puderam fazer a festa no Egito. Nos tiros livres, o goleiro Rafael, do Cruzeiro, brilhou e pegou duas cobranças, de Mensah e Addae. No entanto, quando tinha a chance de decidir e dar o penta ao time verde e amarelo, Maicon mandou por cima, pouco antes de Alex Teixeira parar em defesa de Agyei.

Tags

X