Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
HOME > blogs > ARIVALDO MAIA
Imagem ilustrativa da imagem Cruzeiro completou 89 anos de olho nas glórias internacionais

BLOG DO
Arivaldo Maia

Cruzeiro completou 89 anos de olho nas glórias internacionais

ADILSON BATISTA TERÁ MAIS UM ANO IMPORTANTE NO COMANDO DO CRUZEIRO
ADILSON BATISTA TERÁ MAIS UM ANO IMPORTANTE NO COMANDO DO CRUZEIRO

Um dos mais jovens clubes tradicionais do futebol brasileiro, o Cruzeiro completou no dia de ontem 89 anos de existência. E, apesar de ainda não estar na seleta lista dos centenários do país, o time mineiro consolida-se a cada temporada como uma marca forte também de grife internacional.

Entre todos os 20 fundadores e membros recentes do Clube dos Treze, o Cruzeiro é o quinto mais novo do Brasil, mas o segundo, ao lado do Santos, com maior número de conquistas internacionais. Desde 1921, quando foi fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte, o clube acumula sete conquistas fora do território nacional.

E nesta temporada a equipe de Adílson Batista poderá repetir o feito do São Paulo, único brasileiro tricampeão da Libertadores depois de bater na trave em 2009. Além de tentar conquistar a América pela terceira vez, os cruzeirenses buscarão o primeiro título do Mundial de Clubes.

Caso os objetivos sejam cumpridos, o clube pode terminar o ano com nove canecos internacionais, dois a menos que o São Paulo, o maior "papão" brasileiro de títulos continentais e mundiais: são 11 no total.

Terceiro melhor brasileiro no ranking histórico da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o Cruzeiro é desbancado, hoje, apenas por São Paulo e Grêmio na lista. Se a diferença de pontos para os paulistas é de 146 (221 x 367) e o time tricolor está 19 posições à frente (36 x 17), em 2009, pelo menos, os cruzeirenses já conseguiram amenizar a vantagem do clube do Morumbi.

O Cruzeiro terminou a temporada como o melhor brasileiro na lista da IFFHS na nona colocação com 235 pontos, o melhor resultado alcançado pelo clube desde 1991, quando o ranking é divulgado. Nas 19 vezes em que a Federação reconhecida pela Fifa elegeu os melhores, a equipe mineira figurou na lista dos 25 apenas em sete oportunidades.

Se em 2009 a Libertadores e o sonho do Mundial ficaram no quase, o torcedor tem a certeza de que a luta incessante pelo grande título de expressão internacional do século XXI terá mais uma chance de ser sacramentado neste ano.

E, quando completar nove décadas de existência daqui um ano, o Cruzeiro, quem sabe, poderá se gabar por ter em sua sala de troféus praticamente todos os grandes títulos possíveis para um clube do futebol brasileiro.

Tags