Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Vídeos: cidades do interior de Alagoas sofrem com alagamentos; previsão é de mais chuvas com rajadas de ventos

Voltou a chover forte no Litoral Norte, parte da Zona da Mata, no Agreste e alguns pontos da Região Metropolitana.


			
				Vídeos: cidades do interior de Alagoas sofrem com alagamentos; previsão é de mais chuvas com rajadas de ventos
Em Anadia, na Zona da Mata alagoana, a população enfrenta o mesmo problema.. Reprodução

Moradores da capital e também do interior de Alagoas continuam vivenciar o drama provocado pelas chuvas intensas no Estado. Ainda na noite desta terça-feira (20), imagens mostram os desafios dos moradores para enfrentar a força e correnteza da água que transformaram as ruas em verdadeiros rios e lagoas.

Isso porque voltou a chover forte no Litoral Norte, parte da Zona da Mata, no Agreste e alguns pontos da Região Metropolitana.

Leia também

Em Igreja Nova, no Baixo São Francisco, moradores tentam, debaixo d’água, retirar barros concentrados nas vias para ajudar no escoamento das águas pluviais. Ainda assim, é possível perceber a dificuldade em amenizar a influência da enxurrada nas vias.

Em Marechal Deodoro, na Região Metropolitana, a água já tomou conta das ruas das cidades, dificultando o tráfego de veículos e a passagem de pedestres.

Em um dos vídeos feito por um morador, ele mostra a elevação da água, próximo à Praça São José. Na imagem, é possível ver a correnteza da água e a chuva que ainda cai na cidade.

Em outra via, mais alagamentos preocupam os moradores. A água se sobrepõe as calçadas, aumentando os riscos de invadir as residências.

Na orla lagunar de Marechal Deodoro, o morador ressalta "começar o dilema" da população, com a água que começa a subir. 

Em Marechal Deodoro, de acordo com a Prefeitura Municipal, há 23 pessoas desabrigadas, ou seja, que perderam suas casas e estão acolhidas em abrigos municipais. Na cidade, há ainda 30 pessoas desalojadas, que saíram temporariamente de suas residências e estão na casa de parentes ou amigos)

Em Anadia, na Zona da Mata alagoana, a população enfrenta o mesmo problema.

Assim como na Rua Sete de Setembro e Avenida Doutor Joaquim Cavalcante, em São Luís do Quitunde, onde o nível da água começou a subir já no final da tarde de hoje e continua na mesma situação ao longo da noite, segundo a Defesa Civil de Alagoas.

Em outros vídeos, a força da água surpreende os moradores de São Luís do Quitunde.

A Defesa Civil de Alagoas atualizou na noite terça-feira (20) a situação dos rios e lagoas que mais preocupam o órgão em decorrência das chuvas intensas que caem na capital e no interior do Estado desde o último sábado (17). Ao menos cinco rios e duas lagoas estão sob vigilância das autoridades, que alertam à população para buscar um local seguro como medida preventiva.

Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/ Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) os rios e lagoas em situações que demandam maior atenção são:

1. Rio Jitituba em Flexeiras;

2. Rio Santo Antônio em São Luiz do Quitunde;

3. Rio Manguaba em Porto Calvo;

4. Rio Camaragibe em Matriz e Passo do Camaragibe;

5. Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos;

6. Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro;

7. Lagoa Mundaú em Maceió.

O relatório da Semarh aponta que:

O Rio Jitituba, em Flexeiras, apresentou elevação máxima durante a madrugada desta terça-feira (20). Durante a manhã o nível do rio estabilizou e no período da tarde voltou a elevar lentamente, com nível de 295 cm às 18h00, podendo registrar pontos de alagamento em caso de intensificação da chuva na região.

O Rio Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, está em elevação com nível atual de 408 cm às 18h00 com pontos de transbordamento durante a noite de segunda- feira (19).

O Rio Manguaba, em Porto Calvo, está em elevação, com nível de 256 cm às 18h00, elevando o risco de transbordamento durante a noite desta terça-feira (20) com a intensificação da chuva na região.

O Rio Camaragibe demanda de atenção por apresentar pontos de transbordamento nas partes mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe durante a noite desta terça-feira (20).

O Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos, ultrapassou a cota de atenção que é de 300 cm e está próximo a cota de transbordamento que é de 340 cm. Ele permanece em elevação e às 18h00 a cota era de 324 cm. Existe risco de transbordamento nas próximas horas.

O nível da Lagoa Manguaba está em elevação, perdendo sua oscilação natural, com nível de 252 cm em Marechal Deodoro às 19h desta terça-feira (20). A cota de transbordamento é de 270 cm.

O nível da Lagoa Mundaú em Maceió está em elevação, perdendo sua oscilação natural, com nível de 86 cm às 18h00. Existe risco de transbordamento com a continuidade das chuvas na região.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X