
Durante o Carnaval, a alegria e a descontração tomam conta das ruas, mas, em meio às festividades, excessos podem levar foliões a precisarem de assistência médica. Para garantir um atendimento eficiente, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Hospitais Geral do Estado (HGE), em Maceió, e de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, funcionarão normalmente para casos de urgência e emergência.
Atendimento nas UPAs
Leia também
As UPAs operam 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo uma opção para atendimento de urgências clínicas. Entre os principais casos que podem ser tratados nas unidades estão:
- Pressão e febre alta;
- Cortes e pequenas fraturas;
- Infarto e derrame.
Casos leves de intoxicação alcoólica
As unidades contam com estrutura para exames de imagem, leitos de observação e de urgência, laboratório de análises clínicas, salas de gesso e nebulização. O atendimento ocorre por classificação de risco, priorizando os casos mais graves, e não necessariamente por ordem de chegada.
HGE e HEA: referência para emergências graves
Nos casos em que houver ferimentos por traumas, como acidentes de trânsito, agressões com arma de fogo ou arma branca, o paciente deve ser encaminhado diretamente para os hospitais de emergência:
- HGE (Maceió);
- HEA (Arapiraca).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforça o compromisso da rede hospitalar com a população e faz um alerta para que todos curtam a festa com responsabilidade.
"Fazemos um apelo para que as pessoas aproveitem o Carnaval com prudência, mas, caso precisem de assistência, nossas unidades pré e hospitalares estarão prontas para atendê-los", destacou.
Rede hospitalar e UPAs em funcionamento
Além do HGE e do HEA, outros nove hospitais e três Unidades Mistas estarão operando em cidades como Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares, Piranhas, Água Branca, Delmiro Gouveia e Porto Calvo.
Já em Maceió, sete UPAs estarão abertas, sendo:
- Cinco mantidas pelo Governo do Estado: Cidade Universitária, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins, Jacintinho e Jaraguá;
- Duas gerenciadas pela Prefeitura: Benedito Bentes e Trapiche.