
A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi ampliada e, a partir de agora, está disponível para todos os alagoanos com mais de seis meses de vida. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de proteger a população contra as cepas H1N1, H3N2 e B.
Para receber a dose, basta procurar um dos postos de vacinação — fixos ou volantes — indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos 102 municípios do estado.
Leia também
É necessário apresentar o Cartão de Vacinação no momento da aplicação e não estar com sintomas gripais.
De acordo com a enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a meta do Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% do público-alvo.
"Com isso, iremos contribuir para impedir a disseminação do vírus da Influenza, que pode apresentar quadros graves, levando à necessidade de internação e, em muitos casos, evolução para o óbito principalmente nesses grupos", destaca Rafaela.
Os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até esta terça (20), mostram qye foram vacinados 302.473 idosos, gestantes e crianças, o que representa uma cobertura vacinal de 28,73%. A meta para esses três grupos é atingir 731.040 pessoas.
A Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório causada por um vírus com alta capacidade de transmissão. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.