
A saúde pública de Alagoas registra alto índice de aprovação popular, conforme apontado por pesquisa do Instituto Ibrape realizada entre os dias 15 e 17 de março.
Segundo o levantamento, 75% dos alagoanos avaliam positivamente os serviços de saúde oferecidos pelo Estado, sendo que 32% consideram que houve melhora e 43% apontam estabilidade. Apenas 12% acreditam que o setor piorou e 3% não souberam ou preferiram não opinar.
Leia também
A região do Sertão apresentou o melhor desempenho na avaliação da saúde pública estadual. De acordo com a pesquisa, 92% dos entrevistados na região aprovam os serviços, sendo 45% que percebem melhoria e 47% que veem estabilidade. Apenas 8% indicaram piora na área.
O bom desempenho é atribuído à atuação do Hospital Regional do Alto Sertão, localizado em Delmiro Gouveia. A unidade, referência em média complexidade, oferece leitos de UTI, atendimento de urgência e emergência, maternidade 24 horas, serviços ambulatoriais e diversas especialidades médicas, beneficiando cerca de 190 mil moradores da região.
O governo estadual já investiu mais de R$ 2 bilhões na área da saúde, contemplando custeio, infraestrutura e aquisição de equipamentos. Atualmente, Alagoas dispõe de 1.378 leitos ativos na rede própria de hospitais e unidades de saúde.
Em 2024, foram realizados mais de 2,6 milhões de procedimentos, incluindo exames laboratoriais, consultas, atendimentos de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas. No setor de cardiologia, foram 5.628 procedimentos de média e alta complexidade, contribuindo diretamente para a preservação de vidas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os avanços recentes, destaca-se a inauguração do Ambulatório de Pré-Natal para Gestantes de Alto Risco no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, que passou a atender 46 municípios da 2ª macrorregião do estado.
Em Maceió, foram implementadas duas importantes iniciativas: o primeiro Ambulatório Estadual de Vias Aéreas Pediátricas, no Hospital da Mulher, e a reforma do Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal (CER III). Também foi entregue a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo II, no município de Marechal Deodoro.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, destacou o resultado da pesquisa como um reflexo do trabalho integrado entre a pasta e o Governo do Estado. “Essa aprovação demonstra que os avanços na saúde e os cuidados com a população estão sendo reconhecidos. Com o apoio do governador Paulo Dantas, seguimos comprometidos com um sistema de saúde cada vez mais eficiente e acessível”, afirmou.
A pesquisa do Ibrape ouviu 2.626 pessoas em 52 municípios, cobrindo todas as regiões de Alagoas. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.