
O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta sexta-feira (30), em Arapiraca, o Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e assinou a autorização para a realização de concurso público com 127 vagas para professores assistentes da instituição.
Durante a solenidade, Dantas destacou o papel estratégico da cidade no desenvolvimento do estado. "Arapiraca é o motor de desenvolvimento do Agreste e do Sertão. E quando Arapiraca cresce, não são apenas essas duas regiões que crescem, mas o Estado como um todo", afirmou.
Leia também
Com investimento de R$ 12,5 milhões, o novo campus conta com oito blocos construídos, 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, auditório, laboratórios especializados, refeitório e área administrativa. A obra gerou cerca de 50 funcionários diretos e indiretos durante sua execução e atenderá a 2.200 estudantes de graduação distribuídos em 10 cursos regulares.
O objetivo do novo espaço, segundo o Governo do Estado, é proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto aos estudantes, contribuindo para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
Ao anunciar o concurso, o governador afirmou estar cumprindo uma promessa de campanha. "Em 2025, realizaremos o maior concurso da história da Uneal e hoje estamos entregando o campus de Arapiraca. Também faremos o mesmo em Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos", destacou.
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, agradeceu os investimentos e ressaltou a importância da entrega. "É uma estrutura maravilhosa que eleva ainda mais a qualidade do ensino. O concurso vai permitir ampliar o número de vagas, garantir que o aluno permaneça na universidade e conclua seus cursos no tempo certo."
Durante a cerimônia, foi entregue ao governador a documentação referente à doação do terreno onde será construído o campus da Uneal em São Miguel dos Campos. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, as obras em Palmeira dos Índios estão com 65% de execução e serão concluídas até outubro. Já o início da construção em São Miguel ocorrerá nos próximos dias.
Presente ao evento, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, também celebrou a inauguração, lembrando sua trajetória como professor da Uneal e a atuação de sua mãe como primeira reitora da instituição.
“Para mim, tem um significado muito especial”, afirmou, elogiando ainda o modelo modular adotado na construção. "O governador está de parabéns. Com esse modelo, a obra começa e termina rápido, diferente do modelo tradicional."